News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro Encantado nas partituras da Orquestra Armorial do Cariri

Juazeiro Encantado nas partituras da Orquestra Armorial do Cariri

Foto: Divulgação

Em parceria com a Secult Ceará e com apoio da Enel, a Orquestra realiza concerto de encerramento no canal YouTube da AVBEM. Foto: Kennedy Saldanha

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM realiza no domingo (30/01) o concerto Juazeiro Encantado, encerrando a programação do projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.

Realizado completamente on-line, o projeto oportunizou o acesso a pesquisa musical que vem sendo realizada pela Orquestra Armorial do Cariri no sentido do reconhecimento e a valorização dos Mestres da Tradição, através de suas músicas e instrumentos utilizados em suas apresentações.

Com a realização do projeto a AVBEM pôde mostrar o trabalho que vem realizando sobre a inclusão da música e dos instrumentos populares na educação musical, seu acesso e a sensibilização dos alunos, educadores e gestores, com a realização de concertos e oficinas artísticas.

No concerto Juazeiro Encantado que será exibido no canal YouTube da AVBEM, a Orquestra Armorial irá apresentar um recorte das canções populares presentes nos reisados, guerreiros, bandas cabaçais, repentistas, além das composições autorais que refletem a riqueza da tradição no Cariri cearense. A exposição Série da Orquestra Armorial do Cariri que reúne 12 trabalhos do artista plástico Juarez Soares compõem o cenário do concerto Juazeiro Encantado e de acordo com o artista a exposição fará um percurso itinerante dentro da agenda da Orquestra Armorial do Cariri quando retornarem as apresentações presenciais.

Esta programação conta com o apoio da Enel viabilizada pelo Sistema Estadual de Cultura via Mecenas. A realização é do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM, com produção da Betha Produções, co-produção CUME, e em parceria com a Associação Movimentos.

Orquestra Armorial do Cariri

A Orquestra nasceu originalmente em 2002 como Orquestra de Rabecas Cego Oliveira e em 2012 se tornou Orquestra Armorial do Cariri. E ao longo destes 29 anos tem trabalhado com o objetivo de promover o diálogo entre jovens músicos e os mestres da tradição do município de Juazeiro do Norte, que bebem e convivem com seus saberes e fazeres, utilizando para isso, o ofício da luteria, na construção de instrumentos populares, como rabecas, pífano, zabumba, rabecão e um intenso trabalho de pesquisa, ensaio e criação de um repertório ligado à tradição oral.

Serviço: Juazeiro Encantado – Concerto de Encerramento do Projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.

  • Dia 30 de janeiro (domingo) – 19h
  • Canal YouTube da AVBEM.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.