Banco do Nordeste pode se tornar subsidiária da Caixa

0
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O Governo Federal considera converter o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. 

O Planalto pretende enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional para a Caixa administrar a carteira de microcrédito do BNB, isso devido a reclamações do próprio partido do presidente Jair Bolsonaro, Partido Liberal (PL).

O presidente do partido de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, publicou um vídeo pedindo que fossem retirados todos os integrantes da diretoria do BNB com a justificativa que o presidente do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), que administra os programas de microcrédito rural e urbano da instituição financeira, era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Sendo assim, foi trocado o presidente do BNB e aberta licitação para substituir o INEC na administração do microcrédito. No entanto, o instituto irá continuar a administrar o programa no mínimo até o fim de março de 2022, com uma verba ainda maior.

Com a falta de sucesso na empreitada, a estratégia é passar o comando do BNB para Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal que é mais chegado a Bolsonaro. Contudo, com apadrinhados na instituição, lideranças políticas regionais podem se levantar contra a mudança no BNB. 

Se houver realmente essa mudança no BNB e torná-lo subsidiária da Caixa e não fizer o mesmo com o Banco Amazônia, que é equivalente ao BNB na região Norte, levará a crer que a intenção é a politização do banco, o que torna iminente a perda de autonomia dos nordestinos em relação à instituição financeira.

Para que serve o BNB?

Criado pela Lei Federal nº 1649 em julho de 1952, o Banco do Nordeste tem o intuito de operar no território brasileiro mais atingido por períodos prolongados de seca. Assim, o BNB assumiu a atribuição de prestação de assistência à população do Nordeste por meio da oferta de crédito.

Ao longo dos anos, o banco ampliou sua atuação. Dessa forma, além de estar presente nos nove estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), ele atua também na região norte de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo; mantendo a liderança na aplicabilidade de recursos de longo prazo e de crédito rural.

Com sede em Fortaleza, no Ceará, o BNB é uma instituição financeira organizada sob o regime de sociedade de economia mista e tem o capital aberto, sendo que 90% de seu capital pertencem ao Governo Federal.

Os clientes do BNB são a micro, pequena, média e grande empresa, entidades governamentais (federal, estadual e municipal), produtores rurais (agricultor familiar, mini, pequeno, médio e grande produtor) e os empreendedores informais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Autor Djamilla Ribeiro Martins/Seu Crédito Digital

Postar um comentário

0 Comentários
* Não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados pelo administrador.

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários!*

image host

buttons=(Aceitar !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !
To Top