News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador em Juazeiro do Norte por abuso de poder econômico

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador em Juazeiro do Norte por abuso de poder econômico

Legenda: Defesa de David Araújo informou que entrará com recurso da decisão - Foto: Reprodução/Câmara de Juazeiro do Norte

A cassação de David Araújo dá continuidade ao recente "jogo das cadeiras" na Câmara de Juazeiro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu nesta quarta-feira (1), manter a cassação do vereador David Araújo (PTB), de Juazeiro do Norte, por abuso de poder econômico nas Eleições de 2020.

A decisão abre espaço para efetivação de Auricélia Bezerra (PTB), que atualmente exerce cargo como suplente, após uma decisão judicial afastar outros dois vereadores da sigla. Por ainda caber recurso, a defesa do parlamamentar informou que irá recorrer da decisão.

MODIFICAÇÕES NO PTB

A cassação de David Araújo dá continuidade ao recente "jogo das cadeiras" na Câmara de Juazeiro, no qual o PTB foi o partido com mais modificações, após investigações da Polícia Civil na região.

Por suspeitas em crimes como exploração do jogo do bicho e contra a administração pública, a Justiça já havia decidido afastar o presidente Darlan Lobo e o vice-presidente da casa, Capitão Vieira em meados de novembro. Os dois negam as acusações. 

Legenda: Darlan Lobo e Capitão Vieira, ambos do PTB, foram afastados do cargo após operação da Polícia Civil - Foto: Câmara de Juazeiro do Norte

Por não ter sido uma decisão unânime (6 votos a 1) no TRE, David Araújo ainda poderá recorrer com embargos de declaração e embargos infringentes ao próprio Tribunal.

De acordo com a assessoria jurídica da Câmara de Juazeiro, esse trâmite costuma ser célere e deve se encerrar em cerca de 20 dias.

Caso se mantenha decisão no TRE, o vereador perderá o mandato, ainda com a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos bastidores da Casa, a avaliação é de que, pelo histório da Suprema Corte, a expectativa é de que o entendimento pela cassação se mantenha.

EFETIVAÇÃO

Com a cassação de David Araújo, a avaliação da ala jurídica da Casa Legislativa é de que Auricélia Bezerra (PTB), que na última terça-feira (30) tomou posse como suplente, seja efetivada no cargo. Com isso, Testinha (PTB) seria chamado para ocupar a vaga na bancada. 

O PTB conta também com o suplente Romão França atuando na Casa após afastamento do presidente e vice. Jesualdo Duarte (PSDB) é o suplente que exerce o cargo no afastamento de Beto Primo, também no âmbito das investigações da Polícia Civil. 

As modificações na Câmara de Juazeiro abriram espaço para o mandato interino de William Bazílio (PMN) como Presidente da Câmara.

Escrito por Felipe Azevedo/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.