Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador em Juazeiro do Norte por abuso de poder econômico

0
Legenda: Defesa de David Araújo informou que entrará com recurso da decisão - Foto: Reprodução/Câmara de Juazeiro do Norte

A cassação de David Araújo dá continuidade ao recente "jogo das cadeiras" na Câmara de Juazeiro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu nesta quarta-feira (1), manter a cassação do vereador David Araújo (PTB), de Juazeiro do Norte, por abuso de poder econômico nas Eleições de 2020.

A decisão abre espaço para efetivação de Auricélia Bezerra (PTB), que atualmente exerce cargo como suplente, após uma decisão judicial afastar outros dois vereadores da sigla. Por ainda caber recurso, a defesa do parlamamentar informou que irá recorrer da decisão.

MODIFICAÇÕES NO PTB

A cassação de David Araújo dá continuidade ao recente "jogo das cadeiras" na Câmara de Juazeiro, no qual o PTB foi o partido com mais modificações, após investigações da Polícia Civil na região.

Por suspeitas em crimes como exploração do jogo do bicho e contra a administração pública, a Justiça já havia decidido afastar o presidente Darlan Lobo e o vice-presidente da casa, Capitão Vieira em meados de novembro. Os dois negam as acusações. 

Legenda: Darlan Lobo e Capitão Vieira, ambos do PTB, foram afastados do cargo após operação da Polícia Civil - Foto: Câmara de Juazeiro do Norte

Por não ter sido uma decisão unânime (6 votos a 1) no TRE, David Araújo ainda poderá recorrer com embargos de declaração e embargos infringentes ao próprio Tribunal.

De acordo com a assessoria jurídica da Câmara de Juazeiro, esse trâmite costuma ser célere e deve se encerrar em cerca de 20 dias.

Caso se mantenha decisão no TRE, o vereador perderá o mandato, ainda com a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos bastidores da Casa, a avaliação é de que, pelo histório da Suprema Corte, a expectativa é de que o entendimento pela cassação se mantenha.

EFETIVAÇÃO

Com a cassação de David Araújo, a avaliação da ala jurídica da Casa Legislativa é de que Auricélia Bezerra (PTB), que na última terça-feira (30) tomou posse como suplente, seja efetivada no cargo. Com isso, Testinha (PTB) seria chamado para ocupar a vaga na bancada. 

O PTB conta também com o suplente Romão França atuando na Casa após afastamento do presidente e vice. Jesualdo Duarte (PSDB) é o suplente que exerce o cargo no afastamento de Beto Primo, também no âmbito das investigações da Polícia Civil. 

As modificações na Câmara de Juazeiro abriram espaço para o mandato interino de William Bazílio (PMN) como Presidente da Câmara.

Escrito por Felipe Azevedo/Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários
* Não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados pelo administrador.

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários!*

image host

buttons=(Aceitar !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !
To Top