News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Em três meses, total de detentos no presídio de segurança máxima passou de 40 para 100

Em três meses, total de detentos no presídio de segurança máxima passou de 40 para 100

Único presídio de segurança máxima do Ceará, na BR-116, km 27, em Aquiraz (foto: Aurelio Alves)

Em agosto, na inauguração, o número era de 40 internos e em novembro está com 100

O presídio de segurança máxima do Ceará tem atualmente 100 presos distribuídos em celas individuais. Em agosto, O POVO noticiou que esse número era de 40 internos. A informação é do titular da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque. 

Parte dos presos nesta unidade veio dos presídios federais e outro grupo é de homens oriundos de unidades do Ceará. No presídio de segurança máxima, a comunicação entre os detentos é proibida e as conversas com advogados são monitoradas. Durante a entrevista, Mauro Albuquerque afirmou não reconhecer facções criminosas e relatou que não considera os detentos como chefes de organizações, mas apenas presos. 

A rotina deles é diferente dos demais presos de outras unidades. Além do isolamento de ficar em uma cela sozinhos, eles não podem se comunicar entre si. O banho de sol também é individual. "Toda sistemática é voltada para segurança máxima, revista mais rígida, presos separados, cela individual. Visita é através de interfone. Contato zero", relata.

Segundo Mauro Albuquerque, os presos que estão na unidade de segurança máxima são referentes a casos específicos, em que há necessidade de isolar a comunicação. Ele explica que é feita uma solicitação judicial para que sejam monitoradas todas as conversas entre visitantes e advogados. Uma forma de preservar as prerrogativas dos advogados e a segurança deles.

Mauro diz ainda que advogados que foram presos por envolvimento com organizações criminosa afirmaram que foram forçados a fazer missão para o crime. "Isso é para resguardar eles a não serem intimidados pelo crime. O monitoramento é controlado pela Justiça e o Ministério Público. Tudo o que você fala é gravado", finaliza. (Autor Jéssika Sisnando/Colaborou Alexia Vieira/O Povo Online) 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.