News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Descoberta do soldadinho-do-araripe completa 25 anos

Descoberta do soldadinho-do-araripe completa 25 anos

Foto: Ascom Sema

Nesta quarta-feira (15), a descoberta do soldadinho-do-araripe comemora 25 anos. Segundo o pesquisador e biólogo, Weber Girão, “uma espécie simbólica do Ceará”. Em dezembro de 1996, o pássaro, com cerca de 15 centímetros de comprimento e 20 gramas de massa, foi encontrado nas encostas da Chapada do Araripe, no Cariri cearense. Para o pesquisador, um planalto famoso por revelar fósseis de aves entre as mais antigas do mundo, abriga o soldadinho. “Um dos pássaros neotropicais de origem mais recente (11 mil anos), denominado cientificamente de Antilophia bokermanni”, disse.

De acordo com Girão, o povo local emprega outros nomes para denominar o soldadinho-do- araripe, como lavadeira-da-mata, levadeiro e língua-de-tamanduá.” Trata-se de uma bela espécie em risco de extinção com a qual estou envolvido há 25 anos”, contou. A espécie é globalmente ameaçada de extinção pela perda de habitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como Criticamente em Perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil.

Para o Governo do Ceará é importante a preservação da espécie única, ave endêmica, encontrada na região do Cariri. Nesse contexto, estimula políticas públicas para a criação de áreas protegidas. Em julho de 2019 criou a Unidade de Conservação (UC) Municipal, Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Soldadinho-do-Araripe, que corresponde a uma área de 4.480,07 hectares. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou os trabalhos técnicos para criação da REVIS, por meio da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade, da Sema.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.