News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Centros de Treinamento oferecem cursos para profissionais do setor elétrico em Fortaleza, Juazeiro do Norte

Centros de Treinamento oferecem cursos para profissionais do setor elétrico em Fortaleza, Juazeiro do Norte

Foto: Reprodução/Ascom

A Enel Distribuição Ceará em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) inaugurou neste ano três Centros de Treinamento para profissionais do setor elétrico em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. O projeto tem intuito de gerar mais oportunidades para jovens que buscam uma formação profissional para se inserirem no mercado de trabalho como mão de obra especializada, mas de forma segura.

“Além da formação técnica que é dada, o treinamento é feito de forma a reforçar as normas de segurança na hora de manipular a rede elétrica. Esse é o principal compromisso da Enel: garantir que as atividades sejam executadas de maneira 100% segura.”, avalia Charles de Capdeville, Diretor de Operação e Infraestrutura da Enel Ceará.

As estruturas foram construídas pensando na necessidade de mão de obra mais especializada para atender à crescente demanda na área. O de Fortaleza, por exemplo, conta com uma estrutura de rede aérea e subterrânea de 585 metros em uma área 14 mil metros quadrados, com mais de 90 postes instalados. Além disso, o espaço também conta com um Centro de Satélite e um Centro de Transformação, cerca de 8 transformadores, equipamentos telecomandados, bancos capacitadores e reguladores, entre outros equipamentos.

Os centros vão formar profissionais já ativos na área ou iniciantes que serão especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil.

Foto: Reprodução/Ascom

Foto: Reprodução/Ascom

Capacitação

Em parceria com o SENAI e o Exército, a Enel iniciou, no mês de setembro, a capacitação de três turmas para formação de 60 eletricistas, homens e mulheres, por meio do projeto Soldado Cidadão. O curso faz parte do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, que vem promovendo a capacitação de profissionais em pequenos negócios para a promoção da inclusão social, o empoderamento feminino, a geração de renda e a economia circular. Os esforços estão em linha com a estratégia de Sustentabilidade do Grupo, aos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e à meta da organização de ampliar o percentual de colaboradoras em todos os níveis da organização.

Investimentos

O grande foco da Enel é o uso da inovação e de novas tecnologias para melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Uma ação implementada pela empresa no estado é o Telecontrole, um projeto de automação na rede de média tensão, que consiste na utilização de equipamentos controlados a distância para operação remota da rede, tornando o serviço mais eficiente. Já foram instalados cerca de 4 mil 300 equipamentos e foram investidos cerca de R$ 226 milhões.

Foto: Reprodução/Ascom

Além disso, a empresa instalou equipamentos para Comunicação via satélite em toda a frota de viaturas para agilizar o contato entre o Centro Operacional e os eletricistas em campo. Foram mais de 700 aparelhos instalados em todo o estado.

A companhia investiu na construção e reforma de subestações e linhas nos municípios de Ibiapina, Pacajus, Jaguaruana, Paracuru e Itarema. As obras vão beneficiar mais de 400 mil clientes das regiões direta ou indiretamente. Essas obras terão como principal objetivo atender ao crescimento da região, além de melhorar o a qualidade do fornecimento local. Até o mês de setembro deste ano, foram investidos R$ 688,9 milhões na expansão, modernização e digitalização da rede de distribuição do estado.



Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.