News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará registra chuvas em mais de 130 cidades

Ceará registra chuvas em mais de 130 cidades

Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra

Tempo deve permanecer nublado na maior parte das regiões até quarta-feira (29).

O Ceará registrou chuvas no interior em mais de 130 municípios das 7h de domingo (26) até as 7h desta segunda-feira (27), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No balanço do órgão atualizado às 11h, as precipitações alcançaram 137 cidades.

Cedro, na Região Centro-Sul, teve a maior chuva, com 120 milímetros. Icó, também no Centro-Sul, registrou 100 milímetros. Iracema no Vale Jaguaribe recebeu 84 milímetros.

As chuvas também atingiram outras regiões como a da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Destaque para os municípios de Meruoca (84 milímetros), Tamboril (74 milímetros) e Aurora (68,2 milímetros).

O estado deve ter chuvas em todas as regiões nesta segunda-feira (27), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, as maiores precipitações devem ocorrer nas Regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e nos litorais de Fortaleza e Pecém.

Em conformidade com a previsão do tempo emitida no início do fim de semana, houve precipitações em todas as macrorregiões. Os maiores acumulados do período de 24 horas foram os seguintes:

  • -Cedro (Posto: Ematerce) : 120mm
  • -Icó (Posto: Icó) : 100mm
  • -Iracema (Posto: Açude St Antº Bastiões) : 84mm
  • -Meruoca (Posto: Sede) : 84mm
  • -Ararendá (Posto:Lagoa de Santo Antônio) : 82mm

Os dados são preliminares e ainda deverão ser atualizados até o fim do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.

A Funceme afirmou que as chuvas ocorrem em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

A previsão para terça-feira (28), a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri. E para quarta-feira (29), céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Amanhecer na cidade de Farias Brito, no interior do Ceará. — Foto: Felipe Almeida/Arquivo Pessoal

Pré-estação chuvosa

Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação chuvosa no Ceará. Como o nome sugere, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. A previsão é de poucas chuvas no início desse período. (confira a previsão completa abaixo).

De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes, como explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

"Uma boa pré-estação chuvosa não significa necessariamente uma boa estação chuvosa. Um exemplo recente. Janeiro de 2016. Muita chuva aqui no Ceará. Isso é um exemplo que chuva em pré-estação não significa necessariamente uma boa estação chuvosa", afirmou.

Entre o fim e o começo no ano, as precipitações costumam ser decorrentes da influência de frentes frias que alcançam o Estado da Bahia e provocam formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva, principalmente, no sul do Ceará, por isso, as chuvas no Cariri costumam iniciar no mês de dezembro.

Além das frentes frias, o período também é caracterizado pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs) e dos Cavados de Altos Níveis (CANs), que dependendo do seu posicionamento provocam chuvas no Ceará.

"São as primeiras chuvas que antecedem a estação chuvosa principal que começa em fevereiro. A pré-estação chuvosa para nós significa dezembro e janeiro. Começa pela Região do Cariri do Ceará. As chuvas deste período elas são provocadas por vórtice ciclônicos de altos níveis e também presenças de frente fria".

Durante a quadra chuvosa, o principal sistema indutor de chuvas no Ceará é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT são nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.