News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

16ª edição do Projeto Pau de Arara retorna ao Cariri

16ª edição do Projeto Pau de Arara retorna ao Cariri

Estudantes e professores do CCG retornam à região do Cariri para a 16º edição do Projeto Pau de Arara — Foto: Jari Vieira

Iniciativa possibilita que os estudantes de comunicação da Universidade de Fortaleza se conectem com a cultura nordestina por meio da fotografia

O Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou de 17 a 20 de dezembro a 16ª edição do Projeto Pau de Arara. Desta vez, a iniciativa retorna à cidade cearense de Nova Olinda, na região do Cariri, para promover uma exposição fotográfica na Fundação Casa Grande.

Idealizado pelo professor Jari Vieira em 2004, o projeto semestral visa promover um contato íntimo dos estudantes com a cultura nordestina por meio da fotografia. “É um projeto de extensão, que visa uma experiência extramuros. O grande objetivo é a aplicação na prática dos conhecimentos atribuídos em sala de aula, também possibilitando vivências e contatos para além da Universidade, estreitando a relação dos estudantes com a cultura local”, afirma Jari.

Para o retorno da iniciativa, que ficou paralisada por três semestres em decorrência da pandemia de Covid-19, os alunos dos cursos de comunicação, além da cidade de Nova Olinda, também vão visitar o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e o Horto do Padre Cícero, ambos em Juazeiro do Norte, e o Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva, localizado na cidade do Crato. Por medidas de biossegurança, esta edição vai contar com 35 participantes, entre estudantes e professores, cerca da metade do número de edições anteriores.

“A expectativa para esta edição é muito grande. Ficamos muito tempo isolados, sem contato com o mundo real. Será um momento de esquecer o pessoal e pensar no coletivo, nas pessoas. Lagar a tela do celular e pisar no chão de areia, viver. Sem dúvidas, é um projeto fundamental para se conectar com o outro, com a vivência, com a cultura, com o sertão e com o Nordeste”, destaca Vieira, que também assume a responsabilidade de organizar o projeto em todas as suas edições.

Raquel Galiza é estudante do curso de Publicidade e Propaganda e vai participar pela quinta vez da iniciativa de extensão, que considera um marco na vida acadêmica. “Não tenho dúvidas que o Pau de Arara é um dos projetos mais importantes da Universidade. Sou de Limoeiro do Norte e preservo muito minha cultura. Ter um projeto para viver e experienciar o sertão é muito gratificante. Nesse processo, a fotografia vem como instrumento de expressão do contato com a nossa cultura e nossa região”.

Sobre a iniciativa

O Projeto Pau de Arara é realizado pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, por meio da Vice-reitoria de Extensão. A iniciativa tem como objetivo central aproximar os estudantes da Comunicação com a cultura nordestina, por meio da produção de fotografias artísticas e documentais em cidades do interior da região. Criado em 2004, o projeto já visitou 19 cidades, em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.