News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

SENAI Ceará e Enel Distribuição Ceará inauguram Centro de Treinamento em Juazeiro do Norte

SENAI Ceará e Enel Distribuição Ceará inauguram Centro de Treinamento em Juazeiro do Norte

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Enel Distribuição Ceará inauguram, na próxima sexta-feira (19/11), um novo Centro de Treinamento para eletricistas na cidade de Juazeiro do Norte. A solenidade acontecerá às 10h na sede do SENAI, onde serão apresentados a estrutura do equipamento, além de investimentos para a região. O equipamento auxiliará na capacitação de eletricistas da distribuidora e de empresas parceiras e também promoverá a formação de novos profissionais.

O principal objetivo de centros como esse é gerar mais oportunidade para os jovens que buscam uma formação profissional para se inserirem no mercado de trabalho como mão de obra especializada, mas de forma segura. “Além da formação técnica que é dada, o treinamento é feito de forma a reforçar as normas de segurança na hora de manipular a rede elétrica. Esse é o principal compromisso da Enel: garantir que as atividades sejam executadas de maneira 100% segura”, avalia Charles de Capdeville, Diretor de Operação e Infraestrutura da Enel Ceará.

"É com muita alegria que a FIEC, por meio do SENAI, irá inaugurar nas instalações do SENAI Juazeiro do Norte um Centro de Treinamento para eletricistas. Serão ministrados vários cursos com o objetivo de qualificar pessoas na área de energia, principalmente em geração, transmissão e distribuição. Ganha a zona sul e a sociedade cearense. Essa parceria é extremamente importante e salutar", afirma o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A estrutura foi toda construída pensando na necessidade de mão de obra mais especializada para atender à crescente demanda na área. O Centro de Treinamento de Juazeiro do Norte conta com rede aérea de baixa e média tensão, totalizando 127 metros de estrutura em uma área 597 metros quadrados, 69 KVA de potência instalada e 21 postes.

Os centros vão formar profissionais mais especializados para realizar instalação, construção, operação e manutenção de redes com as novas tecnologias que já estão sendo instaladas pelo grupo Enel em todo o Brasil.

Fortaleza e Sobral

Além do Centro de Treinamento de Juazeiro do Norte, está em fase final de execução de modernização o equipamento localizado em Fortaleza. Em setembro deste ano, foi inaugurada a obra de Sobral. Todos os Centros de Treinamento são uma parceria entre SENAI e Enel.

Em Sobral, o Centro de Treinamento possui uma estrutura similar ao de Juazeiro do Norte e está sendo aproveitado para a capacitação de eletricistas e formação de novos profissionais na região.

Já em Fortaleza, o Centro de Treinamento da Barra do Ceará está sendo completamente modernizado e contará com uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores, inspirado no Centro de Treinamento Enel de L’Aquila, na Itália. Serão instalados também dispositivos mais modernos que permitirão a análise e o estudo dos diferentes tipos de redes, equipamentos telecontrolados, além de uma sala de realidade virtual em 3D.

A construção e reforma de subestações e linhas nos municípios de Ibiapina, Pacajus, Jaguaruana, Paracuru e Itarema também são grandes destaques do ano. As obras vão beneficiar mais de 400 mil clientes das regiões direta ou indiretamente.

  • Investimentos

Em 2020, a empresa investiu R$ 910,2 milhões na expansão, modernização, digitalização e manutenção da rede elétrica, representando um aumento de 24,3%, se comparado ao ano anterior. Ampliação das subestações de Coreaú e Varjota a construção de mais de 75 km de linha de distribuição de alta tensão na região Norte foram algumas das obras de destaque durante o ano. Em função da pandemia, foram realizadas 65 obras de ligação e aumento de carga em unidades de saúde. Além disso, só no primeiro trimestre de 2021, já foram investidos R$ 141,1 milhões na infraestrutura da companhia.

Já neste ano de 2021, a Enel Distribuição Ceará já realizou mais de 500 obras de conexões e acréscimo de carga em baixa e média tensão na Unidade Territorial Sul. Com esses investimentos, a distribuidora construiu mais de 78 mil km de rede, instalando cerca de 1.700 postes e 126 transformadores.

Para 2022, somente na região do Cariri, a Enel deve construir uma nova subestação na cidade de Porteiras além de realizar a ampliação de potência na subestação Juazeiro do Norte. Além disse, também serão construídos mais de 22 km de Linha de Distribuição de Alta Tensão com 69 kV, conectando Brejo Santo até Porteiras. Essas obras terão como principal objetivo atender ao crescimento da região além de melhorar o a qualidade do fornecimento local.

  • Sobre o SENAI Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará.

  • Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.826 km². Atualmente a companhia possui cerca de 4,4 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 117 subestações em todo o estado. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.