News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Odontologia Especializada: Funesa realiza visita à unidade de Juazeiro do Norte para conhecer modelo de regulação

Odontologia Especializada: Funesa realiza visita à unidade de Juazeiro do Norte para conhecer modelo de regulação

Foto: Reprodução/Ascom

O sistema de regulação de consultas odontológicas está sendo implantado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), unidades administradas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A fim de conhecer modelos de regulação estabelecidos, a equipe da Fundação, através da Diretoria Operacional e da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO), realizou visita técnica ao CEO Dr. Ticiano Van Den Brule Matos, unidade regional de Juazeiro do Norte – Ceará, nos últimos dias 26 e 27 de outubro, para conhecer o modelo de regulação dos CEOs da região.

O serviço funciona através de um sistema de informação, que está sendo implantado nos CEOs de Sergipe, bem como o sistema de prontuário eletrônico. Na oportunidade, a equipe da Funesa conheceu requisitos de sistema, de oferta de vagas, de procedimentos, ou seja, a parte mais técnica que necessária para definir como pode funcionar a regulação no estado. 

Os CEOs Regionais do Ceará, que atuam com gestão consorciada – na Atenção Básica e Atenção Secundária –, possuem regulação de consultas há alguns anos. De acordo com a diretora do CEO Regional de Juazeiro do Norte, Janini Rosas, as unidades são certificadas desde 2016 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível atribuído a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e reconhecidos pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora. 

Janini Rosas ressaltou a satisfação em receber a equipe dos CEOs de Sergipe, que também atua com sistema regional. “Trocar essas experiências foi muito valoroso e fiquei extremamente honrada em receber essa visita. Trabalhamos com modelos de gestões diferentes, mas com a finalidade de ofertar acesso à rede de saúde bucal especializada. Já temos alguns fluxos, rotinas, protocolos e procedimentos bem estruturados e consolidados. Além de compartilhar essas experiências com Sergipe, nos colocamos como parceiros para traçar esse caminho e batalha dentro da qualidade da segurança do paciente na odontologia”.

Ainda segundo a diretora do CEO de Juazeiro do Norte, ao trabalhar dessa forma, é possível fortalecer a odontologia no SUS, pensando nos modelos de redes de atenção e que os centros são pontos dentro dessas redes. “Dessa forma a gente só fortalece a saúde bucal, aumentando o acesso e rompendo com uma demanda reprimida histórica de serviços especializados odontológicos. A saúde bucal e a odontologia ganham, o SUS se fortalece e as parcerias interestaduais se aproximam. Sempre estaremos de portas abertas”, disse. 

A odontóloga e monitora de regulação da COCEO/Funesa, Graziane Couto, destacou que a visita de  reconhecimento ao CEO de Juazeiro do Norte foi de suma importância. “Podemos conhecer e vivenciar o sistema de regulação das consultas, que mostra a experiência exitosa desse município, na condução do sistema que estamos implantando nos CEOs estaduais de Sergipe, que tem o objetivo de aprimorar e organizar as consultas de forma sistematizada, para facilitar o acesso do usuário”. 

Para a diretora operacional da Funesa, a visita foi estratégica pra o SUS Sergipe, que neste momento avança no sentido de implementar a regulação de consultas odontológicas, no âmbito do CEOs estaduais. “Além disso, essa visita mostra uma experiência bem-sucedida desse processo para Sergipe, que deverá fortalecer ainda mais nossa rede de atenção ambulatorial especializada e, por consequência, melhorar cada vez mais o atendimento à nossa população”. 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.