News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Museu Nacional anuncia descoberta de nova espécie de dinossauro brasileiro

Museu Nacional anuncia descoberta de nova espécie de dinossauro brasileiro

Legenda: O Museu Nacional da UFRJ anunciou a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira, o Berthasaura Leopoldinae - Foto: Divulgação/Museu Nacional

Fóssil do Berthasaura Leopoldinae foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná

A descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O fóssil do Berthasaura Leopoldinae é o mais completo de um dinossauro do período cretáceo já encontrado no Brasil, segundo especialistas. As informações são do G1. 

A espécie viveu no Brasil em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, e foi batizada em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

O fóssil foi encontrado em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, em um local conhecido como “Cemitério dos Pterossauros”. As escavações aconteceram entre 2011 e 2014. 

ESTADO DE CONSERVAÇÃO

O réptil possui feições únicas em seu crânio e os fósseis estavam em bom nível de conservação, segundo o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner. 

"Temos restos do crânio e mandíbula, coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica e membros anteriores e posteriores, o que torna "Bertha" um dos dinos mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro", afirmou Kellner.

Legenda: Fósseis encontrados do Berthasaura Leopoldinae  - Foto: Divulgação/Museu Nacional

Para o especialista Luiz Carlos Weinschutz, da Universidade do Contestado, em Santa Catarina, a descoberta é uma possibilidade de entender a interação entre espécies de dinossauro no período Cretáceo no Brasil. 

“Esse novo dinossauro permite entender desses antigos ecossistemas que existiam no Brasil e seus componentes faunísticos”, analisou.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.