News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Gabinete de vereador suspeito de participar de esquema de 'rachadinha' é alvo de busca e apreensão em Itaitinga, no Ceará

Gabinete de vereador suspeito de participar de esquema de 'rachadinha' é alvo de busca e apreensão em Itaitinga, no Ceará

Vereador de Itaitinga, no Ceará, é suspeito de participar de esquema de rachadinha. — Foto: Reprodução

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Câmara Municipal de Itaitinga na manhã desta quinta-feira (25).

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no gabinete de um vereador suspeito de praticar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro por meio de um esquema de rachadinha, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O outro mandado foi cumprido no departamento de recursos humanos da Câmara Municipal.

A investigação aponta para indícios de que o parlamentar montou um esquema de corrupção dentro de seu gabinete com a finalidade de se obter lucros financeiros, de forma indevida, de parte ou da totalidade dos salários de servidores comissionados, o que popularmente se conhece como esquema da rachadinha.

A prática é caracterizada quando o agente exige como condição para contratar ou para continuar o contrato de determinada pessoa, que esta lhe entregue parte dos valores referentes ao seu salário. Na maioria das vezes o contratado sequer desempenha qualquer atividade pública, apenas funcionando como um figurante na folha de pagamentos.

A ofensiva faz parte da Operação Possessio, que significa tomar posse, o que para a investigação é o que tem ocorrido com o apoderamento dos salários dos supostos servidores. A operação tem por objetivo investigar crimes de peculato, concussão, lavagem de dinheiro entre outros.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.