Gabinete de vereador suspeito de participar de esquema de 'rachadinha' é alvo de busca e apreensão em Itaitinga, no Ceará

Vereador de Itaitinga, no Ceará, é suspeito de participar de esquema de rachadinha. — Foto: Reprodução

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Câmara Municipal de Itaitinga na manhã desta quinta-feira (25).

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no gabinete de um vereador suspeito de praticar crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro por meio de um esquema de rachadinha, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. O outro mandado foi cumprido no departamento de recursos humanos da Câmara Municipal.

A investigação aponta para indícios de que o parlamentar montou um esquema de corrupção dentro de seu gabinete com a finalidade de se obter lucros financeiros, de forma indevida, de parte ou da totalidade dos salários de servidores comissionados, o que popularmente se conhece como esquema da rachadinha.

A prática é caracterizada quando o agente exige como condição para contratar ou para continuar o contrato de determinada pessoa, que esta lhe entregue parte dos valores referentes ao seu salário. Na maioria das vezes o contratado sequer desempenha qualquer atividade pública, apenas funcionando como um figurante na folha de pagamentos.

A ofensiva faz parte da Operação Possessio, que significa tomar posse, o que para a investigação é o que tem ocorrido com o apoderamento dos salários dos supostos servidores. A operação tem por objetivo investigar crimes de peculato, concussão, lavagem de dinheiro entre outros.

Por G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !