News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Estátua de Santo Antônio 'espera' cabeça há 35 anos no alto de um monte em Caridade, no Ceará

Estátua de Santo Antônio 'espera' cabeça há 35 anos no alto de um monte em Caridade, no Ceará

Parte mais antiga da estrutura tinha 19 metros e foi cortada para abrigar um museu. — Foto: Divulgação/SOP

Novo projeto prevê inauguração de uma nova estátua em 2022, transformando as estruturas antigas em museus. Moradores da rua de onde a cabeça nunca saiu contam como é viver no local que virou ponto turístico do pequeno município.

A doméstica Antônia Cilda, 57, agradece por ter a vida ligada a Santo Antônio de tantas formas. Nasceu em Caridade, a 97,8 km de Fortaleza, cujo padroeiro é ele, e recebeu o primeiro nome em homenagem ao santo. O pai também chamava-se Antônio. E, para completar, a cabeça de uma estátua inacabada do santo, erguida com 19 metros de altura há 35 anos em um monte na cidade, está a quilômetros de distância do "corpo", na porta da casa dela.

"Fico feliz de morar na casa que tem a cabeça do Santo Antônio, e eu gosto daqui aqui porque é muito bom, sossegado. Me sinto até mais protegida, né, porque ele é nosso protetor. Se Deus quiser, enquanto eu for viva, eu quero continuar aqui", afirma Cilda.

Antônia Cilda mora na casa que foi do engenheiro da obra, local onde foi montada a cabeça e onde ela permanece até hoje. — Foto: Reprodução/TVM

É entre o muro da casa 25, da Rua 102, do Bairro Conjunto Habitacional que descansa a cabeça desde que a obra foi paralisada em 1986, na gestão do então prefeito Raul Linhares. A ideia, na época, era construir a terceira maior estátua brasileira com a imagem de Santo Antônio, mas o dinheiro acabou, e a obra foi paralisada dois anos depois.

"A gente subia e descia lá no morro por causa da obra. Mas foi um tempo que a obra paralisou, dizendo o senhor prefeito que estava sem condições de construir. Aí paralisou tudo, ficou a cabeça aqui no conjunto e parou também lá no morro", lembra Pedro Ferreira, 71, cujo pai vendeu cerca de três hectares do Morro do Serrote para que a prefeitura construísse a estátua.

Pedro Ferreira é funcionário público e viu de perto a construção da estátua de Santo Antônio. — Foto: Cadu Freitas/SVM

A casa em que hoje vive Antônia Cilda na era do engenheiro da obra, que montou peça por peça a cabeça do santo com a ajuda de outros homens que moravam na cidade. Um deles foi o seu Antônio Barbosa, 74, que ainda mora na mesma rua e guarda na memória o processo de construção.

"Eu ajudava a fazer o cimento, e os outros a fazer a tela. A gente demorou cerca de seis meses pra terminar a cabeça e o corpo do santo que tá lá no morro, mas aí o prefeito disse que acabou a verba, e a obra parou aqui e lá no Serrote".

De lá para cá, dez mandatos de prefeitos já se passaram, seis governadores já gerenciaram o Ceará, mas a cabeça continua exposta na rua.

Nova estátua prevista para 2022

Em julho deste ano, o governo do estado começou a construir um complexo religioso dedicado a Santo Antônio. O projeto prevê uma nova estátua e a transformação da antiga estrutura em um museu no Morro do Serrote. Serão investidos quase R$ 4,2 milhões na nova estátua, cuja imagem terá 36 metros de altura, elevador interno com quatro paradas, escadas e mirante no ombro da imagem.

Em nota, a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) informou que a implantação está em fase inicial, com a execução de serviços de fundação e reforma da antiga estrutura. O projeto ainda inclui a urbanização do entorno, com pavimentação em piso intertravado, e construção de escadarias, rampas de acesso e estacionamento.

O tamanho da antiga estátua foi reduzido de 19 metros para 8,64 metros, com cortes manuais, para a construção do museu. O espaço será reformado e terá uma coberta que dará base à laje do empreendimento.

A previsão para conclusão da obra é 12 de maio de 2022, mas houve modificações no projeto e já se avalia que a entrega pode ser adiada.

Projeto do complexo religioso de Santo Antônio foi divulgado pelo governo do estado do Ceará. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

"Por se tratar de uma obra complexa, já tem muita coisa feita, já executamos e estamos dando continuidade, principalmente nessas estruturas de concreto armado, alvenaria de pedra, que são os serviços iniciais dessa obra", explica o técnico da construtora, Cisnando Neto. Após essa fase, os operários irão trabalhar na altura de acordo com o desenvolvimento do projeto.

Mas e a cabeça?

Para o coordenador de cultura do município, Matheus Belo, a cabeça de Santo Antônio "tem um peso cultural e histórico muito forte na cidade". Segundo ele, com a chegada do complexo, "a cidade está tendo oportunidade de finalizar uma obra inacabada e aproveitar a repercussão em nível nacional e internacional para poder divulgar as inúmeras outras qualidades que possui".

Cabeça da antiga estátua de Santo Antônio continua na rua e será parte de um museu a ser montado pela prefeitura. — Foto: Cadu Freitas/SVM

De acordo com a prefeita Simone Tavares (PDT), a ideia proposta para a rua onde a cabeça está é complementar ao projeto no morro. "Lá vai ser um museu, tem uma casinha, que é histórica, onde começou, onde a cabeça ficou, naquela casa foi dado o apoio total. Então a gente não se desfez dela. Aquela casa vai ser um museu, e a cabeça vai permanecer lá e vai ser um ponto turístico", afirmou.

A casa foi adquirida pela prefeitura e, enquanto não é iniciada a reforma do museu, abriga a família de Antônia Cilda há nove anos. Ela quer continuar no local e até cria a neta por entre as frestas internas da cabeça de um santo inacabado.

Já para o seu Antônio Barbosa, que usou as mãos para cimentar o projeto que virou "causo" de fama internacional, a presença da cabeça não faz muita diferença.

"É verdade que eles querem deixar essa estrutura aí feita. Não é muito de serventia não, podia até ser tirada, já que estão fazendo a outra acolá [no morro], mas depende dos homens, da força maior de querer tirar ou não", avalia.

Por Cadu Freitas, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.