News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Bancos realizam mutirão on-line de negociação de dívidas até 30 de novembro

Bancos realizam mutirão on-line de negociação de dívidas até 30 de novembro

Devedores têm até o dia 30 de novembro para realizar negociação de dívidas — Foto: Reprodução

A negociação não inclui as modalidades que envolvem empréstimos com garantia de bens.

Instituições financeiras realizam de 1º a 30 de novembro o mutirão de negociação de dívidas voltado para pessoas físicas com débitos em atraso. A negociação não inclui as modalidades que envolvem empréstimos com garantia de bens. O procedimento é todo realizado de forma on-line.

O mutirão é promovido pelo Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal

Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o cadastro na plataforma. Após finalizar o registro, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Para preparar o cidadão para a renegociação, o Banco Central disponibiliza uma página específica de informações ao cliente. Por meio dela é possível descobrir quais são as dívidas em atraso, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Nessa mesma página, o interessado em participar do programa vai encontrar, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

O mutirão é realizado pelo Banco Central em parceria com a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal para desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da agenda estratégica da instituição.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.