Redemoinho de poeira impressiona motorista que registrou fenômeno no município de Crato

Redemoinho de poeira chama atenção de motorista que registrou fenômeno no Ceará — Foto: Edrei Samuel/Arquivo pessoal

Também chamado de 'demônio de poeira', redemoinho ocorre em locais com temperatura elevada e solo muito quente, que fazem com que o ar suba rapidamente.

Um redemoinho de poeira surpreendeu um motorista na manhã desta quinta-feira (7) quando ele passava por um trecho da CE-292 no município de Crato, no sul do Ceará. No vídeo gravado pelo representante comercial Edrei Samuel é possível ver o funil de poeira em um descampado às margens da rodovia.

"Eu já tinha visto em outros pontos do estado. Trabalho como representante comercial e vivo na estrada. Nessa época de calor eu vejo muito, mas achei esse bem interessante em relação aos outros que eu já tinha presenciado", afirmou Samuel.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o redemoinho de poeira também chamado de "dust devil", "demônio de poeira", em inglês.

Ele ocorre em locais com temperatura elevada e solo muito quente, que fazem com que o ar suba rapidamente, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão no seu interior o que está ao redor.

Essa poeira sugada é levantada, em rotação, acompanhando o fenômeno, e tornando-o visível.

Por g1 CE



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !