News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Redemoinho de poeira impressiona motorista que registrou fenômeno no município de Crato

Redemoinho de poeira impressiona motorista que registrou fenômeno no município de Crato

Redemoinho de poeira chama atenção de motorista que registrou fenômeno no Ceará — Foto: Edrei Samuel/Arquivo pessoal

Também chamado de 'demônio de poeira', redemoinho ocorre em locais com temperatura elevada e solo muito quente, que fazem com que o ar suba rapidamente.

Um redemoinho de poeira surpreendeu um motorista na manhã desta quinta-feira (7) quando ele passava por um trecho da CE-292 no município de Crato, no sul do Ceará. No vídeo gravado pelo representante comercial Edrei Samuel é possível ver o funil de poeira em um descampado às margens da rodovia.

"Eu já tinha visto em outros pontos do estado. Trabalho como representante comercial e vivo na estrada. Nessa época de calor eu vejo muito, mas achei esse bem interessante em relação aos outros que eu já tinha presenciado", afirmou Samuel.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o redemoinho de poeira também chamado de "dust devil", "demônio de poeira", em inglês.

Ele ocorre em locais com temperatura elevada e solo muito quente, que fazem com que o ar suba rapidamente, ganhando rotação e absorvendo, pela diminuição da pressão no seu interior o que está ao redor.

Essa poeira sugada é levantada, em rotação, acompanhando o fenômeno, e tornando-o visível.

Por g1 CE



Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.