News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Hospital Regional do Cariri (HRC) promove evento nesta sexta (29) para conscientizar sobre prevenção contra AVC

Hospital Regional do Cariri (HRC) promove evento nesta sexta (29) para conscientizar sobre prevenção contra AVC

Fabio dos Santos - Arte gráfica

Com Emergência que funciona 24 horas todos os dias da semana, HRC é referência no tratamento de AVC na região

O Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), promove, nesta sexta-feira (29), ação de conscientização sobre sintomas e riscos do acidente vascular cerebral (AVC). A programação será realizada a partir das 16h em Juazeiro do Norte, na Praça Feijó de Sá (Giradouro), no bairro Triângulo. Na ocasião, serão ofertados diversos tipos de serviço em parceria com a Faculdade Paraíso, como: aferição de pressão e glicemia, orientações nutricionais, fisioterapêuticas e farmacológicas.

Haverá, ainda, uma roda de conversa com o neurologista Gustavo Vieira Rafael, coordenador da Unidade de AVC do HRC, sobre o tema, além de um aulão funcional às 18h, em parceria com a Secretaria de Esportes e Juventude de Juazeiro do Norte. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também estará presente nas atividades, que são gratuitas.

AVC

Alteração da fala, formigamento ou fraqueza na face ou de um lado do corpo, tontura e dificuldade de andar. Estes são apenas alguns dos sintomas do acidente vascular cerebral. Idosos, pessoas com hipertensão ou diabetes e sedentárias são grupo de risco, mas até os mais jovens podem ser acometidos pelo AVC.

Fabio dos Santos - Arte gráfica

O tempo é precioso para o tratamento. Se o paciente for atendido no período de até 4h30 após o início dos sintomas, período em que é possível administrar a medicação, a resposta à terapia será mais eficaz e o risco de desenvolver morbidades, menor.

O HRC é referência no tratamento de AVC na região porque tem uma Emergência que funciona 24 horas todos os dias da semana, com atendimento voltado para pacientes com AVC com acesso à medicação específica, o trombolítico, que diminuiu a mortalidade e a morbidade de pacientes com a condição na fase adulta.

O hospital também possui a unidade de AVC, onde é possível que o paciente tenha acesso a especialistas e a um serviço de reabilitação multidisciplinar – com neurologista, profissional da Enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.