News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Governo do Estado autoriza construção de Avenida do Contorno no Crato

Governo do Estado autoriza construção de Avenida do Contorno no Crato

Construção da Avenida do Contorno deve começar até dezembro, segundo anunciou o superintendente de obras públicas do Ceará, Quintino Vieira (Foto: Cidade Juá/Centro de Crato)

Segundo Quintino Vieira, titular da Superintendência de Obras Públicas, construção deve começar até o fim do ano; nova via deve desafogar trânsito no centro da cidade

Osuperintendente de obras públicas do Ceará, Quintino Vieira, revelou, em primeira mão, durante entrevista ao jornalista Farias Júnior, na Rádio CBN Cariri, que o Governo do Estado deve anunciar nos próximos dias a construção da Avenida do Contorno do Crato. Segundo ele, o projeto final da obra foi apresentado recentemente ao governador Camilo Santana, que além de aprovar a proposta pediu agilidade nos trâmites burocráticos para o lançamento do processo licitatório.

De acordo com Quintino, a intenção é que a construção seja iniciada até o fim deste ano. “Nós já terminamos o projeto. Estamos só analisando a questão das licenças ambientais, que precisam ser viabilizadas, para daí então publicarmos a licitação e, até dezembro, se tudo der certo, iniciarmos a obra”, adiantou o superintendente.

Mesmo sem detalhar aspectos gerais da obra, como a extensão total da via e o montante que será investido, Quintino assegurou que a nova avenida deve interligar os principais pontos de acesso e saída do município. A ideia é que os motoristas possam cruzar a cidade por um caminho alternativo, sem utilizar as ruas do centro comercial. A alteração resultaria em melhores condições de mobilidade urbana, uma vez que o fluxo de veículos circulando nas vias seria reduzido significativamente.

“Essa obra vai tirar todo aquele trânsito pesado do centro do Crato. Os caminhões e veículos que tinham que passar por dentro da cidade para ir para outros municípios agora vão ter esse atalho por fora. Será possível fazer o acesso logo depois do viaduto, no limite com Juazeiro, e sair já na rodovia que vai em direção a Farias Brito, Nova Olinda e as outras cidades da região”, projetou Quintino.

Ouça um trecho da entrevista:

https://f5cariri.tumblr.com/post/664424148527906816/governo-do-estado-autoriza-constru%C3%A7%C3%A3o-de-avenida

Anel Viário

Durante visita à região do Cariri, na última semana, o governador Camilo Santana assinou ordem de serviço para a construção do quinto trecho do anel viário do Cariri, que terá 6,88 km de extensão. A via será construída em pista dupla, interligando o entroncamento da CE-060 à Avenida Castelo Branco, no acesso ao Aeroporto Regional do Cariri. Serão realizados serviços de drenagem, bueiros, pavimentação, revestimento asfáltico, sinalizações horizontal e vertical e ações de proteção ambiental.

A quarta etapa, que atualmente está em execução, tem extensão de 6,84 km, e corresponde ao trecho entre o entroncamento da CE-292 (Crato) e a CE-060 (Barbalha). Quando for entregue, os motoristas que trafegam em direção a Caririaçu poderão acessar o Anel Viário e sair na Av. Leão Sampaio, podendo seguir até a BR-116. O investimento nesta etapa chega a R$ 40,5 milhões.

Os outros três trechos já entregues totalizam 8,56 km de vias pavimentadas, com dois viadutos, canteiro central com bueiros, ciclovias e áreas de passeios acessíveis. Segundo a Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP), as cinco etapas somam 22,28 km de extensão.

Autor Luciano Cesário/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.