News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

CNH Popular: saiba como se cadastrar para obter habilitação gratuita no Ceará

CNH Popular: saiba como se cadastrar para obter habilitação gratuita no Ceará

Evento de relançamento do programa CNH Popular para carros e motos. — Foto: Reprodução

As inscrições só acontecem no site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quarta-feira (13), as regras para participação no Programa Carteira Nacional de Habilitação Popular, conhecido como CNH Popular.

Ao todo serão 25 mil habilitações ofertadas nos municípios cearenses em 2021 e 2022. São 20 mil carteiras para o interior e outras 5 mil para Fortaleza. O link para inscrição está disponível no site do Detran.

As regras foram apresentadas em live no início desta tarde, e o termo de autorização do programa foi assinado no mesmo evento. Em agosto deste ano, o governador havia informado, pela primeira vez, que programa iria retornar com o dobro de carteiras distribuídas.

Os critérios de participação dos municípios são os seguintes:

  • Número de habitantes;
  • O município tem que possuir sua própria autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local;
  • Número de habitantes x número de veículos registrados;

Quem pode participar do programa:

  • Pessoas com deficiência;
  • Beneficiários do Programa Bolsa Família;
  • Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário;

Como se cadastrar

Ir ao site do Detran (www.detran.ce.gov.br), depois clicar em "habilitação" e em "CNH popular". Escolher a forma de acesso (primeira habilitação); informar seu CPF, em seguida confirmar. Depois, aparece um formulário que pedirá dados como contato e profissão.

Depois, é preciso anexar os documentos (comprovante de residência, identidade, NIS, CPF). Importante deixar o contato como telefone ou e-mail.

Após confirmado o cadastro pelo interessado, uma comissão vai analisar o pedido, e a pessoa pode acompanhar o status de seu pedido pelo próprio site.

O interessado vai receber informações sobre a situação do seu cadastro pelo seu e-mail e também no site do Detran. Nele haverá a situação do cadastro com uma tela de acompanhamento.

Atenção no momento da inscrição

  • As inscrições ocorrem apenas no site do Detran
  • As inscrições não acontecem pelo WhatsApp ou outras mensagens pelo aparelho celular
  • Só confiar em informações dos canais oficiais do Governo do Estado e do Detran
  • O cidadão não precisa informar a cidade que vai participar, quando ele informar o CEP, a cidade já é indicada.

Criado em 2009, o programa possibilita o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Desde a criação do programa, 139 mil pessoas foram habilitadas por meio da iniciativa.

Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015, e que atende às exigências legais vigentes.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.