News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Apoiado até por prefeitos de oposição, Camilo tem cenário de favoritismo na disputa ao Senado

Apoiado até por prefeitos de oposição, Camilo tem cenário de favoritismo na disputa ao Senado

Legenda: O governador ainda não fala diretamente sobre o assunto, mas as articulações estão em andamento

Para concorrer a senador, o governador terá que renunciar ao cargo no início de abril. Veja os detalhes da articulação

Faltando pouco menos de um ano para a Eleição 2022, todos os assuntos relacionados ao pleito ainda estão no campo da especulação e da possibilidade. Entretanto, tem um cargo em disputa que o cenário, pelo menos por enquanto, é samba de uma nota só: a cadeira de senador pelo Ceará (apenas uma estará em disputa no próximo ano). 

Embora ainda não fale diretamente sobre o assunto, o governador Camilo Santana (PT) se prepara para a empreitada de concorrer ao cargo e, para isso, tem formatado um leque de apoios que vai de uma ponta a outra o espectro político do Estado.

Legenda: Prefeito de Juazeiro do Norte e eleito na oposição, Glêdson Bezerra já sinalizou apoio a Camilo Santana - Foto: TV Diário

Uma observação mais atenta ao processo pré-eleitoral revela interesse de apoio à - ainda possível - postulação do governador até entre prefeitos eleitos pela oposição. Recentemente, em entrevista local, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, declarou publicamente um possível apoio a Camilo, caso se confirme a candidatura.

Glêdson tem como vice-prefeito o ex-deputado Giovanni Sampaio, que é aliado de Camilo e do deputado estadual Fernando Santana. Mesmo filiado ao Podemos e devendo, pelo menos por enquanto, apoiar o nome de oposição ao governo do Estado, o gestor já declarou a poio a Camilo.

Outro que tem estado cada vez mais perto do Palácio Abolição é Vitor Valim (Pros), prefeito de Caucaia. Ele tem reforçado parcerias administrativas e não perde oportunidade de elogiar o governo e o governador. Nos bastidores, fontes desta coluna que acompanham o processo de perto dizem que a chance de parceria na próxima eleição é grande. 

Legenda: Vitor Valim, também da oposição, está cada vez mais próximo do Palácio Abolição - Foto: José Leomar

O mesmo ocorre com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão (Pros), que já chegou a declarar a aliados a possibilidade de prestar apoio a Camilo no próximo ano.

A sinalização de então opositores ao governador tem, em parte, a necessidade administrativa de reforçar os projetos de seus municípios. Entretanto, há uma série de outros fatores envolvidos.  

Até o momento, a oposição, que tem se movimentado em torno do nome de Capitão Wagner, como pré-candidato ao governo do Estado, não tem nome na disputa ao Senado, parece até ter abandonado a disputa.

Pelas últimas declarações, é muito provável que o senador Tasso Jereissati (PSDB), que ocupa a cadeira que estará em disputa no ano que vem, também não concorra ao cargo. 

Continua depois da publicidade

Três pesquisas de opinião internas - de diferentes atores políticos do Estado - a que este colunista teve acesso apontam Camilo favorito ao Senado e fazendo uma gestão bem avaliada em todo Estado, inclusive na Capital.

APOIO NACIONAL

Do ponto de vista das lideranças nacionais, Camilo já recebeu aval de Lula para conduzir o processo de decisão de candidatura e até as articulações internas no partido sobre o pleito de 2022 no Ceará.

Embora as turbulências entre Lula e Ciro tenham crescido nacionalmente nos últimos dias, o cenário ainda é de manutenção da aliança no Ceará.

Legenda: No mês passado, Ciro Gomes declarou que o PDT apoiará Camilo independentemente de aliança com o PT no Ceará

Por falar em Ciro Gomes, por sinal, este foi outro pré-candidato a presidente que declarou apoio a “qualquer empreitada” desejada pelo governador no ano que vem. Independentemente, inclusive, de manutenção ou não da aliança entre PDT e PT. 

Em política, não dá para cravar o que vai acontecer, principalmente quando se tem um ano político pela frente. A última disputa ao Senado, em que era dada como certa a reeleição de Eunício Oliveira (MDB), está aí para provar.

Apesar de tudo isso, com as cartas que estão na mesa, não é demais alertar para o favoritismo de Camilo Santana na disputa ao Senado.

Escrito por Inácio Aguiar/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.