News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Retorno das aulas presenciais em Juazeiro do Norte ocorre em novembro

Retorno das aulas presenciais em Juazeiro do Norte ocorre em novembro

Em Juazeiro do Norte, retorno irá ocorrer para as séries infantil V, 5º e 9º ano, de forma escalonada(foto: JÚLIO CAESAR)

A partir do dia 3 de novembro, o retorno irá ocorrer para as séries do infantil V, 5º e 9º ano, de forma escalonada, com a ida de um grupo em um dia e o outro no dia seguinte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Educação, apresentou na última quinta-feira, 23, o Plano Municipal de Retorno Seguro às aulas presenciais. No município, localizado na região do Cariri, as aulas presenciais devem retornar no dia 3 de novembro, de forma escalonada, contando com um período de adaptação aos protocolos durante o mês de outubro.

Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta segunda-feira, 27, a secretária Municipal de Educação, Pergentina Jardim, falou sobre o retorno das atividades. Conforme a secretária, o retorno irá ocorrer para as séries do infantil 5, 5º e 9º ano, com a ida de um grupo em um dia e o outro no dia seguinte.

O avanço irá ocorrer quinzenalmente. “15 dias depois a gente avança com o 2º ano, o infantil IV e o 7º ano. E os outros próximos 15 dias, a gente volta com o restante da rede de ensino”, disse a titular da pasta.

A secretária também destacou que a ideia é que outubro seja um mês de adaptação e teste dos protocolos. “As unidades escolares vão fazer atividades presenciais como aulões, reuniões de pais, professores e aplicação de simulado. Outubro é o momento de adaptação e teste do protocolo”, comenta.

O Plano, que foi apresentado pela titular da pasta, Pergentina Jardim, foi elaborado a partir das discussões do Comitê Municipal de Retorno Seguro, que conta com a participação de 23 membros, representando diversos segmentos da sociedade.

Apesar do anúncio de retorno, as aulas no formato híbrido continuam com acompanhamento e monitoramento dos alunos da rede básica de ensino do município. A titular da pasta da educação destaca que os os professores quinzenalmente preenchem a planilha de monitoramento, avisando qual foi o aluno que teve a interação via remota.

Para os alunos que não conseguiram realizar a interação, as escolas possibilitam que uma vez por semana seja realizada a entrega das atividades por série. “Os alunos que não conseguem interagir via remota, nós temos a opção de interação por atividades impressas”, disse a secretária.

Outra preocupação no impacto da pandemia da Covid-19 na educação está relacionada à evasão e abandono escolar. Pergentina Jardim explica que se for percebida a ausência do aluno, por meio do monitoramento dos professores, é realizada uma busca ativa. “Na busca ativa, a gente vai até a casa quando necessário e realiza ligações para que nenhum aluno fique fora da escola”, informa.

Conforme o calendário letivo de 2021, o ano letivo nas escolas municipais de Juazeiro do Norte se encerra no dia 23 de dezembro.

Autor Mirla Nobre/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.