News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

MPCE recomenda cumprimento de protocolos sanitários em festejos da padroeira em Juazeiro do Norte

MPCE recomenda cumprimento de protocolos sanitários em festejos da padroeira em Juazeiro do Norte

Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, expediu recomendação nessa terça-feira (31/08) ao Município de Juazeiro do Norte, a autoridades religiosas e eclesiásticas e aos organizadores de eventos para que seja garantido o efetivo cumprimento dos protocolos sanitários vigentes nos eventos permitidos pelo decreto estadual. O MPCE recomenda, ainda, providências específicas para os festejos religiosos da romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município, programada para acontecer entre 1º e 15 de setembro.

Segundo a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, o Decreto Estadual nº 34.199 veda eventos em geral, sendo permitidos apenas em situações testes específicas, previamente agendadas e definidas pelo setor com autorização prévia da autoridade sanitária estadual, bem como cerimônias culturais em equipamentos públicos e sociais em buffets, além de treinos, provas e jogos de competições esportivas, desde que sem a presença de público e seguindo protocolos disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) nos termos do Decreto Estadual.

Dessa forma, o MPCE recomendou à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e à Administração do Horto, que adotem as providências necessárias para garantir o efetivo cumprimento dos decretos estaduais e protocolos sanitários vigentes, especialmente durante as festividades. Estão permitidos os atos litúrgicos (missas, ofícios e orações) limitados à capacidade máxima de 70% em templos religiosos. Contudo, devem ser evitadas situações que possam gerar aglomeração de pessoas em desacordo com o decreto sanitário, devendo, para tanto, os eventos tradicionais de romaria que possam gerar aglomerações realizar-se exclusivamente de forma virtual, sem a presença de público, respeitadas todas as medidas sanitárias estabelecidas em protocolo sanitário.

Ao Município, além das providências para cumprir os decretos estaduais e os protocolos sanitários, o MPCE requereu que sejam informadas as medidas adotadas no âmbito cível, administrativo e criminal para impedir a ocorrência de aglomerações e realizações de eventos no período vedado, em contrariedade aos decretos estaduais, com atuação preventiva e repressiva e apresentação de relatório de fiscalização. Por fim, foi recomendado que durante a organização e realização de eventos sociais em buffets, os respectivos organizadores cumpram as medidas previstas no protocolo específico.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.