News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em mais três cidades do Ceará

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em mais três cidades do Ceará

As chuvas da quadra chuvosa no primeiro semestre de 2021 ficaram 15,4% abaixo da média histórica. — Foto: Gioras Xerez/G1CE

Cascavel, Independência e Santa Quitéria se juntam a outras 20 cidades nesta situação.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, reconheceu situação de emergência em razão de estiagem em mais três municípios do Ceará. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (13), considerou a situação nas cidades de Cascavel, Independência e Santa Quitéria.

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ao todo, são 23 municípios em situação de emergência por estiagem e quatro por seca. Confira a lista com as cidades em situação de emergência no fim desta reportagem.

A estiagem é um período prolongado no qual há ausência ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade de solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.

Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastre natural podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Cidades em situação de emergência por estiagem:

Canindé

Caridade

Caucaia

Itapajé

Itatira

Monsenhor Tabosa

Palmácia

Santa Quitéria

Cascavel

Independência

Catunda

Crateús

Aiuaba

Tauá

Acopiara

Deputado Irapuan Pinheiro

Jaguaretama

Madalena

Milhã

Mombaça

Pedra Branca

Quixadá

Solonópole

Cidades em situação de emergência por seca:

Irauçuba

Trairi

Jaguaribe

Morada Nova

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.