News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

DNA confirma paternidade de homem que tenta registrar filho após morte da mulher por Covid-19 em Fortaleza

DNA confirma paternidade de homem que tenta registrar filho após morte da mulher por Covid-19 em Fortaleza

Após a morte da companheira, Mailson cria o filho Thayson com a ajuda da mãe na comunidade do Lagamar, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Defensoria Pública pediu na Justiça para Mailson do Nascimento obter a certidão de nascimento do filho Thayson, de 10 meses.

A história do cearense Mailson do Nascimento, 33 anos, e do filho Thayson, ganhou mais um capítulo na luta do pai para garantir a certidão de nascimento da criança após a morte da mulher por Covid-19. O exame de DNA solicitado pela Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, que acompanha o caso, comprovou que o homem é o pai biológico do menino. A informação foi anunciada pelo órgão nesta segunda-feira (20).

A mãe de Thayson, Maria Mirele Paula da Silva, ainda aproveitava os primeiros meses do filho quando foi diagnosticada com o novo coronavírus e morreu em 7 de março deste ano, em uma Unidade de Pronto Atendimento de Fortaleza, deixando o companheiro e o filho, na época com quatro meses e ainda sem registro de nascimento.

Juntos por um ano e três meses, o casal não havia formalizado o relacionamento em cartório, o que dificultou quando Mailson tentou registrar a criança. Agora, com a comprovação da paternidade, Mailson segue confiante para garantir o registro.

"Recebi o resultado há cerca de 15 dias. Fiquei muito feliz, pois sempre soube que ele era meu filho e com o resultado tenho como provar", disse Mailson.

Defensoria ingressou com ação na Justiça

Mirele morreu de Covid-19 em março deste ano e o companheiro Mailson não conseguiu registrar o filho Thayson por não ter como comprovar a união estável com a muher. — Foto: Arquivo pessoal

Conforme a supervisora do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi), a defensora pública Natali Massilon, com o resultado do exame de DNA, a Defensoria Pública ingressou com uma ação na Justiça, "solicitando a lavratura do registro de nascimento".

"O processo já foi recebido pelo juiz e estamos aguardando o parecer do Ministério Público. Se o parecer for favorável é expedido um mandado, que pode ser levado ao cartório para a expedição da certidão de nascimento", explica a defensora Natali Massilon.

Não ter registro civil inviabiliza a criança de ter documentos como carteira de identidade e CPF, básicos para a inscrição em programas governamentais e matrículas em escolas.

Essas são as situações que Mailson continua enfrentando com o filho enquanto aguarda o registro. "Minha mãe foi matricular ele na creche aqui perto e informaram que só poderiam inscrever com a documentação certinha", disse o homem.

Recomeço

Mirele e Mailson estavam juntos há mais de ano, mas nunca oficializaram a união em cartório, o que dificultou para o registro do filho. — Foto: Arquivo pessoal

Morador da comunidade do Lagamar, periferia da capital cearense, Mailson está refazendo a vida para cuidar do filho enquanto os prazos do processo correm.

O sustento da família, que antes vinha da ajuda da mãe dele, que trabalha como diarista e recebe o benefício do Bolsa Família. Agora, também conta com a contribuição de Mailson, que conseguiu um emprego na lanchonete de um shopping no Bairro Papicu.

"Trabalho como chapeiro e minha mãe fica com ele quando tenho que trabalhar", disse o homem.

O avô materno de Thayson também ajuda com a alimentação do menino. Além do filho com Mailson, Mirele deixou uma menina de 12 anos, criada pela família dela.

Por Lena Sena, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.