News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Com relatoria de cearense, Câmara deve votar ICMS único no País para combustível; entenda

Com relatoria de cearense, Câmara deve votar ICMS único no País para combustível; entenda

Uma proposta do Executivo e outra com origem na Câmara unificam as alíquotas cobradas em todo o País  - Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados deve começar a definir nesta quarta-feira (29) a mudança na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incidem diretamente sobre o preço dos combustíveis. Em resumo, uma proposta do Executivo e outra com origem na Câmara unificam as alíquotas cobradas em todo o País. A sessão do Plenário está marcada para a tarde desta quarta.. 

Um dos projetos, inclusive, foi apresentado pelo deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), e tem a relatoria do deputado cearense Dr. Jaziel (PL).  

PROPOSTA DO LEGISLATIVO 

Segundo o substitutivo preliminar sob responsabilidade do parlamentar do Ceará, ficarão de fora dessa incidência única os lubrificantes e o gás natural e demais hidrocarbonetos gasosos.  

Atualmente, o imposto é recolhido em geral na origem, e as alíquotas são diferentes nos estados e no Distrito Federal. Variam também conforme o tipo de produto – na média das regiões metropolitanas, são de 14% para o diesel e 29% para a gasolina, por exemplo. 

As alíquotas a serem definidas deverão ser uniformes em território nacional, podendo ser diferenciadas por produto, e sua redução e restabelecimento dependerá da noventena, prazo de 90 dias entre a mudança e a sua vigência. 

Legenda: Deputado Dr. Jaziel (PL) é o relator da proposta sobre ICMS na Câmara dos Deputados - Foto: Câmara dos Deputados

PROPOSTA DO EXECUTIVO 

O texto de autoria do Executivo diz que prevê que a cobrança será no local de consumo final. As alíquotas poderão variar conforme o produto e serão definidas depois pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. 

A lista inclui gasolina, diesel, biodiesel, etanol e gás natural e de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo. 

Essa matéria, inclusive, tem apoio do Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). Em evento nessa terça-feira (28) junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira criticou o anúncio da Petrobras de aumento no preço do óleo diesel, o que impactaria mais 22 centavos no tanque para os caminhoneiros. 

O deputado já havia falado anteriormente que pretende discutir o tema na reunião de líderes desta semana. 

Lira cobrou sensibilidade dos governadores sobre o tema e afirmou que o Congresso quer debater a proposta para que os combustíveis não fiquem vulneráveis ao dólar e ao barril do petróleo. 

“Se a gente colocar um valor fixo de ICMS, o governo do estado vai continuar recebendo o dinheiro dele, mas não vai receber mais do que a gasolina que é vendida nas refinarias para os postos de combustíveis no Brasil”, disse o presidente. 

REAÇÃO DOS GOVERNADORES 

A fala de Lira gerou reação nos governadores, que entram no embate junto ao Governo Federal quando a pauta do ICMS entra em discussão. Em nota, o Consórcio Nordeste lembrou do aumento do preço dos combustíveis no último ano. 

"Nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema", disse o informativo.  

CAMILO SANTANA 

O governador Camilo Santana (PT), na semana passada, também tratou do assunto, e disse que a responsabilidade pelos altos preços dos combustíveis no Brasil é do Governo Federal. 

Ele criticou a atual política de preços da Petrobras, a falta de uma articulação completa para a reforma tributária no Brasil, e as afirmações do presidente da Estatal, Joaquim Silva e Luna, sobre os efeitos dos tributos estaduais na composição de preços nas bombas dos postos. 

"A responsabilidade de preço de combustível e gás é do Governo Federal e da Petrobras, que é nossa, do povo brasileiro. Não adianta ficar tentando jogar isso nas costas dos governadores ou dos estados. Parece que isso é brincadeira em relação a um tema muito importante e que o povo está sofrendo", afirmou Camilo com exclusividade ao Sistema Verde Mares (SVM). 

Escrito por Diário do Nordeste 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.