Ceará terá evento teste com público no Castelão e ampliação do horário de restaurantes

Indicadores apontam redução nas mortes e novos casos de Covid-19 no Ceará — Foto: Reprodução

Também ficam autorizados eventos em salões de festas em condomínios com normas de segurança. Salas de aula podem receber até 100% da capacidade dos alunos.

O Ceará vai ampliar, mais uma vez, o horário de funcionamento do comércio. A partir de segunda-feira (20), haverá ampliação do horário de restaurantes, capacidade de alunos em sala de aula e autorização de um evento-teste de futebol profissional com público na Arena Castelão.

  • Veja o resumo das novas medidas válidas a partir de segunda-feira:
  • Restaurantes poderão funcionar até 1h (atualmente pode funcionar até 0h);

Salões de festas em condomínios podem realizar eventos seguindo normas de segurança sanitária (atualmente eles estão proibidos), com as mesmas medidas exigidas para bufês;

Limite de pessoas em eventos corporativos de 200 em locais fechados e 300 em locais abertos (atualmente é de 150 e 200, respectivamente);

Salas de aula podem receber até 100% da capacidade de alunos, mas as escolas devem ofertar a opção de aulas remotas para os pais que querem manter os filhos estudantes de casa;

Autorização para um evento de esporte profissional na Arena Castelão.

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na tarde desta sexta-feira (17) em transmissão nas redes sociais. As medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado neste fim de semana.

Arena Castelão — Foto: Caio Ricard / SVM

Redução nas mortes

O governador voltou a citar a redução no número de mortes e novos casos da Covid-19, mas que os cuidados preventivos devem ser mantidos. "Os números estão baixos, de óbitos de casos, mas não podemos baixar a guarda", disse Camilo Santana.

"Em relação aos óbitos, nesse momento temos um decréscimo de óbitos, e é importante salientar que as pessoas que não estão com esquema de vacinação completo que busquem as vacinas", recomendou a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

O principal fator para a queda dos indicadores é o avanço da campanha de vacinação, conforme Gonçalves. "Nosso cenário é muito bom, mas requer atenção e principalmente precisamos aumentar a cobertura da vacina", disse a secretária.

Vacinação de adolescente

Camilo Santana reforçou a necessidade de manutenção da vacinação de jovens no Ceará. O Ministério da Saúde fez uma orientação contrária, mas o estado não seguirá a medida, conforme Camilo Santana.

"Os jovens já haviam sendo vacinados e nossa decisão foi manter, até porque a orientação de cientistas e especialistas é de manter a vacinação de jovens. Então queria fazer um apelo para que toda a população de adolescente mantenham a vacinação da Pfizer."

Cearenses vacinados: O governador destacou 5,8 milhões de pessoas já receberam ao menos uma das doses contra Covid no Ceará, e 2,9 milhões de cearenses estão totalmente imunizados contra a doença, ou seja, já receberam as duas doses ou dose única da Janssen.

Por G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !