Obras do teleférico da estátua do Padre Cícero ultrapassam 70% de conclusão

Com 70% das obras concluídas, teleférico ligará a estação Romeiros à estátua de Padre Cícero, a partir do segundo semestre de 2022 em Juazeiro do Norte, no Cariri (Foto: Nívia Uchoa)

Informação foi divulgada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais; veja vídeo do andamento das obras

Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2022, as obras do Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, ultrapassam os 70% de conclusão e não devem ter o prazo de conclusão afetado pela pandemia de Covid-19. A informação foi divulgada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto. 

De acordo com relatório divulgado pelo gestor estadual, metade das torres de infraestrutura e sustentação do teleférico já estão totalmente concluídas, dentre elas, as duas torres principais, a que marca o início do percurso planejado e a final, próximo à estátua do Padre Cícero.

As outras torres estão em construção e as estações que irão realizar o embarque e desembarque dos passageiros já apresentam toda fundação concluída, estando em fase de finalização. 

  • Veja vídeo do andamento das obras do teleférico de Juazeiro do Norte

O empreendimento está orçado em cerca de R$ 70 milhões e após entrega será um marco para o turismo religioso na região. O empreendimento contará com percurso de dois quilômetros, com elevação de 200 metros, feito entre a Estação Romeiros (inferior) e Estação do Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero. 

O projeto, de autoria da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) tem o andamento supervisionado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e foi viabilizado por meio orçamento compartilhado entre o Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ao todo serão 31 cabines climatizadas com capacidade para até oito passageiros cada, totalizando cerca de mil pessoas a cada hora, em média, de acordo estimativas do projeto. Espera-se que as cabines possam completar cada percurso em cerca de sete minutos e meio.

A execução do projeto é de responsabilidade do Consórcio Colina do Horto, a partir da construtora Andrade Mendonça e Doppelmayr Seilbahnen. A entidade assinou contrato de serviço com duração de 48 meses, para construção da obra, acompanhamento da primeira fase de funcionamento e ajustes operacionais. A ordem de serviço foi assinada ainda em novembro de 2019.

"O teleférico será muito importante para incrementar o turismo religioso no Horto do Padre Cícero e em toda região do Cariri. São centenas de obras do Governo do Estado em andamento, que movimentam a economia e geram milhares de empregos aos cearenses", comemorou Camilo ao divulgar o andamento das obras. 

Reportagem de Alan Magno/O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !