News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte tem vacinação contra Covid-19 dificultada por faltosos e ausência de cadastros

Juazeiro do Norte tem vacinação contra Covid-19 dificultada por faltosos e ausência de cadastros

A vacinação no município contempla a população geral e nesse sábado os moradores com até 34 anos já estavam sendo convocados para a primeira dose (D1).(Foto: Lorena Tavares/ SVM)

Segundo informações da Secretaria da Saúde da região, foram disponibilizadas 6.741 doses para imunização nos equipamentos da região na data. Dessas, apenas 4.980 foram aplicadas

O município de Juazeiro do Norte, localizada a 489,2 km de Fortaleza, enfrentou dificuldades para vacinar a população contra Covid-19 nesse sábado, 7, devido ao número alto de pessoas que não se cadastraram para receber o imunizante e daquelas que, mesmo agendadas, faltaram no dia da vacinação. Segundo informações da Secretaria da Saúde da região, foram disponibilizadas 6.741 doses para imunização nos equipamentos da região na data. Dessas, apenas 4.980 foram aplicadas.

A vacinação no município contempla a população geral e nesse sábado os moradores com até 34 anos já estavam sendo convocados para a primeira dose (D1). No entanto, cerca de 1.300 pessoas não se cadastraram no Saúde Digital - plataforma que permite o agendamento.

Das vagas que haviam sido disponibilizadas para os grupos que poderiam ser contemplados nesse dia, 1.761 não foram preenchidas. Além dos que não se cadastraram, segundo a pasta, houve convocados que não compareceram as unidades de vacinação. No entanto, o órgão não informou o quantitativo.

Em nota enviada ao O POVO, a pasta fez um alerta a população, informando que "a vacinação é de extrema importância no combate à Covid-19 e que o não comparecimento dificulta o processo". Também reforçou que "no ato do agendamento, é necessário verificar todos os locais disponibilizados para vacinação, para que todas as vagas sejam preenchidas".

O órgão frisou ainda que as doses que deveriam ser utilizadas no sábado não foram desperdiçadas, afirmando que elas serão reaproveitadas na fase de vacinação que começou nesta segunda-feira, 9, contemplando pessoas com 30 anos de idade. Além disso, a cidade deve receber um novo lote nos próximos dias, com 10.045 doses. 

De acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até às 17h04min de hoje o município de Juazeiro tinha 51,72% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas por pacientes com Covid-19. Boletins divulgados pela prefeitura mostram que o número de casos acumulados da doença chegaram a 34.443 nesta segunda.

Como faltosos podem fazer para tomar a vacina 

Segundo pasta de saúde, as pessoas que foram agendadas e não compareceram ao dia da vacinação devem cancelar o cadastro no Saúde Digital e fazer um novo, para que sejam chamadas outra vez. As únicas exceções são em caso do indivíduo ter faltado por contrair Covid-19 ou por ter tomado no período outro tipo de vacina. Se você se enquadrar em um desses casos, pode comparecer a unidade de vacinação e tomar a dose- desde que comprove que esteve em uma dessas situações.

Reportagem de Gabriela Almeida/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.