News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Com temor da variante delta, Camilo evita nova flexibilização da economia no Ceará

Com temor da variante delta, Camilo evita nova flexibilização da economia no Ceará

Governador Camilo Santana e secretário Cabeto atualizam situação da pandemia no Ceará — Foto: Governo do Estado/Reprodução

Variante delta da Covid-19 tem 15 casos confirmados no Ceará, diz o governador.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (6) que não haverá novas medidas que flexibilizam a retomada da economia no estado. O governador justificou a medida com o aparecimento de casos da variante delta do coronavírus, que é mais transmissíveis que as cepas anteriores do vírus.

"Temos que saber como é o comportamento nas próximas semanas dessa variante delta aqui no Ceará. Então por prudência vamos manter o atual decreto com algumas ponderações", disse.

Ainda conforme o governador, subiu para 15 o total de casos da variante delta confirmados no Ceará. Os casos foram confirmados em passageiros vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e México.

Conforme Camilo Santana, será reforçado o monitoramento nos aeroportos do estado para evitar que essas pessoas transmitam a variante delta na população do estado

"Vamos manter o atual decreto com uma orientação: que as pessoas identificadas no aeroporto com a variante delta que fiquem em isolamento. Nossa preocupação agora é reforçar o monitoramento para compreender as manifestações a essa variante."

Essa variante foi identificada primeiro na Índia e está se alastrando pelo mundo em alta velocidade. Ela se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta.

Essa cepa apresenta uma modificação na proteína que fica na superfície do vírus, responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Redução dos casos da doença

O secretário da Saúde, doutor Cabeto, afirmou que há redução nas buscas por hospitais, além de casos e mortes pela doença.

"Há uma queda contínua no total de exames positivos. Chegamos a quase 80% dos exames sendo positivo, hoje são 10%", disse o secretário.

Apesar da redução, o secretário alertou que as pessoas precisam manter os cuidados, usando máscara, evitando aglomeração e recebendo a vacina.

O governador voltou a afirmar que o Ceará é prejudicado na quantidade de doses recebidas da vacina, repassada pelo Ministério da Saúde. Conforme Camilo, o estado deveria receber mais doses do que as que chegam, considerando a proporção da população do estado. O caso foi questionado na Justiça, que deu prazo de 5 dias para o ministério responder.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.