News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ciopaer realiza transporte de gestante e gêmeos xifópagos de Juazeiro do Norte a Fortaleza

Ciopaer realiza transporte de gestante e gêmeos xifópagos de Juazeiro do Norte a Fortaleza

Foto: Reprodução/PMCE

A agilidade na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho diário realizado pelo transporte aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que é referência no atendimento e no deslocamento de pacientes para unidades de saúde do Estado. Na última quarta-feira (25), uma gestante de 32 semanas, grávida de gêmeos xifópagos – crianças conectadas fisicamente uma a outra – foi transportada por profissionais da Ciopaer para realização de um parto seguro em Fortaleza.

O trajeto entre um hospital localizado em Juazeiro do Norte, pertencente à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, até a maternidade no bairro Rodolfo Teófilo, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza, durou cerca de duas horas de voo. O acionamento da aeronave se deu a partir de um agravamento clínico da paciente, uma mulher de 32 anos.

Devido à condição de saúde da mãe grávida de crianças siameses – processo de desenvolvimento em que o embrião separa-se parcialmente de maneira precoce para formação das crianças – o transporte se deu de forma urgente.

 

 A gestante segue bem clinicamente e o processo de trabalho de parto foi interrompido para que a gestação seja prolongada e a realização do parto ocorra com segurança. A equipe médica estuda a melhor forma de realização do parto para não colocar em risco a vida dos bebês.

A paciente estava em tratamento no Hospital São Camilo, no Crato, quando a equipe da Ciopaer, da base de Juazeiro do Norte, foi acionada para levá-la à Maternidade Escola Assis Chateaubriand, referência em atendimento de alta complexidade.

A logística para fazer a remoção se deu a partir do deslocamento de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável por levar a paciente até a base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte. A gestante foi transportada na aeronave Fênix 07 até que a equipe médica e o paciente chegassem ao destino final da viagem, em Fortaleza.

Durante o voo, a paciente e as crianças seguiram bem, graças às condições da aeronave e dos equipamentos, bem como dos profissionais do aeromédico, formado por médicos, enfermeiros e profissionais da segurança pública.

Transportes aeromédicos

As aeronaves da Ciopaer são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados. Este ano, mais de 50 transportes aeromédicos já foram realizados pela Ciopaer.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.