News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará tem 43 casos de variante Delta e registra cepa Alfa, do Reino Unido, pela primeira vez

Ceará tem 43 casos de variante Delta e registra cepa Alfa, do Reino Unido, pela primeira vez

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Paciente identificado com a variante Alfa é um turista de 64 anos

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou, nesta quarta-feira (18), que o Ceará já tem 43 casos confirmados da variante Delta do coronavírus, além do primeiro caso de cepa oriunda do Reino Unido.

O paciente com a chamada cepa Alfa é um turista de 64 anos e cumpriu isolamento desde quando testou positivo no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, instalado pela Sesa no Aerporto Internacional de Fortaleza.

Com sintomas leves, ele está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e fará nova coleta de amostras para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos.

Os resultados foram divulgados após a Pasta receber novas análises de exames de Covid-19 da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

CASOS DA VARIANTE DELTA

Dos 43 casos da variante Delta identificados no Estadp, 28 são importados — advêm de viajantes que testaram positivo em barreiras sanitárias de aeroportos e rodoviárias cearenses. Três foram infectados por transmissão comunitária,

Os outros 12 estão sendo rastreados pelo Cievs, já que a Rede Genômica também recebe amostras dos municípios e unidades hospitalares. A investigação busca apurar se há ou não histórico recente de viagens para então classificar o tipo de transmissão.

Mais informações em instantes.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.