News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Água, educação e habitação são os temas que mais trazem presidentes ao Ceará desde 1995

Água, educação e habitação são os temas que mais trazem presidentes ao Ceará desde 1995

Legenda: A primeira viagem de Bolsonaro para o Ceará foi para inauguração de trecho da transposição do Rio São Francisco - Foto: PR

Habitação, aliás, é o motivo da visita de Jair Bolsonaro à região do Cariri nesta sexta (13) - a terceira agenda oficial no Estado como presidente

Desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) até o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a pauta hídrica é a principal razão para as visitas presidenciais ao Ceará. Desde acompanhamento das obras da Transposição do Rio São Francisco até inauguração de açudes, o tema tem sido central nas viagens de presidentes ao Estado.

Educação e Habitação também estão entre os principais motivos para as vindas de presidentes ao Ceará durante os mandatos no Palácio do Planalto. O último, aliás, é a justificativa para a visita de Bolsonaro à região do Cariri nesta sexta-feira (13) - ele fará a entrega de conjuntos habitacionais em Juazeiro do Norte e Crato. 

A reportagem coletou os registros das viagens presidenciais no Arquivo da Presidência da República e também em matérias publicadas pelo Diário do Nordeste.

Foram categorizados, ao todo, 17 temas: Educação, Recursos hídricos, Habitação, Obras viárias, Questão agrária, Saúde, Transporte, Mobilidade Urbana, Esporte, Campanha eleitoral, Cúpula do Brics, Reunião da Sudene, Programas econômicos, Transnordestina, Energia, Saneamento e Fórum de Governadores do BID. Recursos hídricos, Educação e Habitação são os que mais aparecem nas agendas oficiais.

Esta é a terceira visita oficial do presidente Bolsonaro ao Ceará em dois anos e meio na presidência da República - média de visitas equivalente a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro mandato. 

Se comparado o mesmo período na primeira gestão, FHC foi o que menos visitou o Estado: duas vezes. Por outro lado, com o mesmo tempo no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff (PT) já havia desembarcado seis vezes no Ceará.  

RELEMBRE AS VISITAS DE CADA PRESIDENTE RELACIONADAS A RECURSOS HÍDRICOS, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO:

PAUTAS HÍDRICAS

JAIR BOLSONARO

  • Data: 26 de agosto de 2020

Inauguração do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, em Penaforte.

MICHEL TEMER

  • Data: 3 de agosto de 2018

Cerimônia alusiva ao acionamento da 3ª Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, realizada em Juazeiro do Norte. 

DILMA ROUSSEFF

  • Data: 8 de fevereiro de 2012

Visita aos municípios de Juazeiro do Norte e Mauriti para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco. 

  • Data: 27 de fevereiro de 2012

Ela visitou as obras de um dos trechos das obras do Eixão das Águas, que tinha como objetivo ligar o Açude Castanhão e a Região Metropolitana de Fortaleza.

  • Data: 19 de março de 2014

A ex-presidente descerrou a placa de inauguração do quinto e último trecho Eixão das Águas e entregou um “kit seca”, com 172 máquinas, a 141 prefeitos cearenses. No mesmo dia, em Sobral, ela assinou ordem de serviço para obras de sistemas de abastecimento de água. 

Legenda: A ex-presidente Dilma Rousseff na inauguração do último trecho do Eixão das Águas, em 2014 - Foto: Alex Costa

  • Data: 13 de maio de 2014

Dilma Rousseff visitou o município de Jati para acompanhar as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. 

LULA

  • Data: 25 de novembro de 2005

O ex-presidente visitou o município de Arneiroz, no Sertão de Inhamuns, para inaugurar o Açude Arneiroz II. 

  • Data: 6 de junho de 2006

Em visita a Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe, Lula inaugurou a  estação de piscicultura no Castanhão e visitou o Complexo do Castanhão.

  • Data: 16 de outubro de 2009

Visitou as obras da transposição do Rio São Francisco, em Mauriti. Estava acompanhado do ex-governador Cid Gomes e da, à época, ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. 

Legenda: Diário do Nordeste registrou a visita do ex-presidente Lula em outubro de 2009 - Foto: Arquivo SVM

FHC

  • Data: 30 de março de 1996

O ex-presidente  assinou, no município de Jaguaribara, o contrato de implantação das obras do açude Castanhão e o contrato do Projeto de Irrigação do Baixo Acaraú. 

Legenda: Registro do Diário do Nordeste da vinda do ex-presidente FHC ao município de Tejuçuoca - Foto: Arquivo SVM

  • Data: 4 de maio de 1998

Como parte de uma série de visitas a estados que passavam por grave crise relacionada à seca, FHC esteve em Tejuçuoca, a 118 km de Fortaleza, para ver de perto a situação dos agricultores e das plantações no estado. 

  • Data: 2 e 3 de setembro de 2001

Na programação do ex-presidente no Ceará, ele visitou o projeto de irrigação do Baixo Acaraú. 

EDUCAÇÃO

DILMA ROUSSEFF

  • Data: 3 de abril de 2013

Inaugurou, em Fortaleza, a Escola Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Luciano Cavalcante. 

Legenda: Ao lado do então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, Dilma inaugurou a escola profissionalizante em Fortaleza  - Foto: Divulgação

  • Data: 18 de julho de 2013

Participou da formatura de 2.400 alunos do Pronatec Brasil sem Miséria (BSM), programa federal que oferecia cursos de formação inicial e continuada para a população mais vulnerável.

  • Data: 22 de novembro de 2013

A ex-presidente assinou ordem de serviço para a construção de 125 creches e unidades de pré-escola em Fortaleza. 

LULA

  • Data: 28 de fevereiro de 2008

Esteve em Quixadá, no Sertão Central, para visita à Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio de Sousa e também à futura sede do Pólo Universitário de Quixadá.

  • Data: 20 de agosto de 2008

Participou da inauguração da primeira etapa da construção do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará no Cariri (UFC-Cariri), em Juazeiro do Norte.

  • Data: 10 de setembro de 2009

Inaugurou, simultaneamente, o campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o campus de Limoeiro do Norte, por teleconferência. Ele autorizou ainda a 20 escolas profissionais para a rede estadual de ensino.

Legenda: O presidente visitou Sobral e inaugurou o campus do IFCE na cidade, em 2009 - Foto: Presidência

  • Data: 8 de junho de 2010

O ex-presidente participou da aula inaugural do Projovem Urbano, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

FHC

  • Data: 6 e 7 de fevereiro de 1998

FHC veio ao estado para divulgar o programa "Toda Criança na Escola", parte da campanha nacional de matrícula. Também foi assinado convênio para construção de escolas em Fortaleza.

HABITAÇÃO

JAIR BOLSONARO

  • Data: 13 de agosto de 2021

Cerimônia de entrega de chaves de conjuntos habitacionais localizados nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. 

DILMA ROUSSEFF

  • Data: 27 de fevereiro de 2012

Como parte da agenda de visita a Fortaleza, a ex-presidente visitou o Conjunto Habitacional Vila do Mar III, localizado no bairro Floresta.

  • Data: 23 de agosto de 2015

Dilma participou da cerimônia de entrega de unidades habitacionais em Caucaia e entregas simultâneas em Fortaleza, em Maracanaú (CE), em Castanhal (PA), em Colinas do Tocantins (TO) e em Bom Conselho (PE) do Programa Minha Casa Minha Vida.

Legenda: Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de chaves em Caucaia - Foto: Divulgação

LULA

  • Data: 28 de fevereiro de 2008

Em Fortaleza, Lula assinou atos de saneamento e habitação como parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. 

Legenda: O ex-presidente Lula visitou obras do residencial Patativa do Assaré, em Fortaleza

  • Data: 10 de setembro de 2009

Visitou as obras do Residencial Patativa do Assaré e assinou as ordens de serviço relativas às obras de habitação e urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bacia do Rio Maranguapinho, em Fortaleza.

Escrito por Luana Barros/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.