News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Reservatórios do Ceará fecham primeiro semestre de 2021 com 29% da capacidade total

Reservatórios do Ceará fecham primeiro semestre de 2021 com 29% da capacidade total

Vista do açude Castanhão em 2020. — Foto: Honório Barbosa/SVM

Cogerh considera situação de alerta, mas pondera que há situações diferenciadas de acordo com a região do estado.

Dados do portal hidrológico, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará, apontam que os reservatórios do estado fecharam o primeiro semestre de 2021 com 29% do seu volume total. O número é inferior a igual período de 2020, cujo volume era de 33,5%.

De acordo com o portal, a capacidade total dos reservatórios cearenses é de 18.526 hm³, contudo, a soma do volume presente em todos chegou a 5.368 hm³, o equivalente a 29%. O Ceará, conforme a Cogerh, dispõe de 155 reservatórios em seu território.

Os mais importantes - e maiores por consequência - são o Banabuiú (na região hidrográfica homônima), o Castanhão (no Médio Jaguaribe) e o Orós (no Alto Jaguaribe). Os volumes atuais de água nesses reservatórios são, respectivamente, 9,73%, 12,28% e 28,56%.

Volume dos reservatórios
Volume (1º semestre/2020)Volume (1º semestre/2021)
Ceará33,5%29%
Açude Banabuiú14,28%9,73%
Açude Orós27,55%28,56%
Açude Castanhão15,92%12,28%
Fonte: Cogerh

Para o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, como o estado está na faixa de 30%, o cenário é de alerta. No entanto, a situação hidrográfica varia de acordo com a região e a bacia, com uma situação mais confortável nas áreas do litoral e norte, mas com dificuldade na região do Jaguaribe e nos grandes reservatórios.

"No estado do Ceará, temos uma condição diferenciada. Na região Norte e Noroeste, as bacias mais ao litoral, temos uma condição confortável ou muito confortável, e uma preocupação ainda nas sub-bacias do Jaguaribe e nos grandes reservatórios", explica.

Segundo João Lúcio, porém, esses açudes estão sendo acompanhados com os comitês de bacias a fim de dar a eles uma atenção especial. A recarga distribuída nas 12 regiões hidrográficas, segundo o gestor, foi de 1,690 bilhão de litros de água; a média histórica é de 4 bilhões.

"A recarga é importante, claro, porque tivemos recuperação de algumas bacias, alguns reservatórios importantes para o estado do Ceará, mas ainda estamos numa situação de alerta", diz o presidente da Cogerh.

Na visão da Companhia, a situação mais crítica é a da bacia do Banabuiú, cujo volume está abaixo de 10%. "Estamos no nosso planejamento discutindo a operação dos reservatórios com o conselho estadual e os comitês de bacia. É uma condição que estamos acompanhando, uma situação que preocupa bastante", diz.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.