News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Missão Velha e outros dois municípios cearenses elegem novos prefeitos em agosto

Missão Velha e outros dois municípios cearenses elegem novos prefeitos em agosto

Foto: Divulgação

Faltando menos de um mês para novas eleições municipais em Missão Velha, outros dois municípios cearenses também estão em campanha eleitoral para decidirem novos prefeitos. Conforme estabelece a Justiça Eleitoral, o novo pleito, categorizado como “eleições suplementares”, tem o desafio de cumprir regras sanitárias em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19. O dia marcado para eleger o novo gestor municipal em Martinópole, Pedra Branca, bem como no município caririense, é 1º de agosto.

As campanhas eleitorais dos candidatos já foram iniciadas. A população foi convocada a voltar às urnas, porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram as candidaturas barradas em definitivo, sendo a cargo da Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), convocar novas eleições. Ainda há gestores de outros municípios com pendências eleitorais.

  • Prefeitos barrados

Em Missão Velha, o prefeito eleito em 2020, Dr. Washington Macedo (MDB), teve o registro de candidatura indeferido por improbidade administrativa. No caso de Martinópole, o prefeito eleito James Bel (Progressistas) foi considerado inelegível por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino. Apesar do indeferimento, o partido lançou de novo a candidatura de James Bel na eleição suplementar para prefeito de Martinópole, neste ano, e o caso já é alvo de questionamentos na Justiça Eleitoral.

Já em Pedra Branca, o prefeito eleito no ano passado, Antonio Gois (PSD), foi barrado por ter renunciado ao cargo de gestor municipal, em 2019, para evitar um processo de cassação por crimes quando ocupava a gestão.

  • Candidatos

Missão Velha

  • Dr. Lorim (PDT)
  • Fitinha (PT)

Martinópole

  • James Bel (Progressistas)
  • Júnior Fontenele (PL)

Pedra Branca

  • Matheus Gois (PSD)
  • Padre Antonio (PDT)

As regras das eleições foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e são as mesmas aplicadas em 2020, inclusive, proibindo aglomerações em eventos de campanha. Pelo calendário, a campanha eleitoral teve inicio no último dia 1º de julho e segue até o dia 31 de julho. De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, todos os pedidos de registro de candidatura a prefeito a vice e os pedidos de impugnação para barrar eventuais candidaturas devem estar julgados pelos juízes eleitorais até o dia 24 de julho.”

Com informações do Sistema Verdes Mares/Portal Badalo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.