News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Mais de 53 mil caririenses receberam doses fora do município que residem

Mais de 53 mil caririenses receberam doses fora do município que residem

Foto: Reprodução/@delmirojunior

O Cariri vacinou pessoas de estados como Paraíba, Pernambuco e Piauí, além de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e a capital cearense.

Um total de 53.253 caririenses se vacinou fora do município em que residem, segundo dados coletados pelo Jornal do Cariri, no painel de vacinação do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados (LED), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Além disso, as 29 cidades da região vacinaram pessoas de outros municípios, inclusive de estados como Paraíba, Pernambuco e Piauí (que fazem limite com o Cariri), além de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e a capital cearense.

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha são, nesta ordem, os municípios que mais aplicaram doses em pessoas de fora. Mesmo entendendo que a vacinação é um direito, o Ministério Público do Ceará e a secretaria estadual da Saúde exigem maior rigor na fiscalização.

Redução de óbitos

A pandemia de covid-19 provocou uma segunda onda mais severa e duradoura no Cariri. A região caririense foi a última, no Ceará, a ser liberada para avançar nas etapas de reabertura econômica e flexibilização de medidas restritivas. Contudo, a crise sanitária dá sinais de estabilização com redução de casos e óbitos no quadro geral da região e na maioria das cidades do Cariri.

Em junho, foram notificados pouco mais de 29 mil casos suspeitos de infecção causada pelo novo coronavírus, nos 29 municípios caririenses. Destes, 12.527 foram confirmados e 275 morreram em decorrência da covid. Os indicadores eram superiores em maio, com mais de 40 mil notificações, 24.025 casos e 421 mortes.

A comparação entre os dois últimos meses demonstra redução de 28% no número de notificações, 47% de pessoas que testaram positivo e 34% daquelas que perderam as vidas.

(Madson Vagner/Jornal do Cariri)

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.