News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Novo curso de Medicina da Urca terá vestibular já no próximo semestre, em Crato, no Cariri

Novo curso de Medicina da Urca terá vestibular já no próximo semestre, em Crato, no Cariri

Foto: Reprodução/Ascom

A criação do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (MedUrca) foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O primeiro vestibular para o curso deverá acontecer até outubro deste ano. “É uma grande alegria ver o resultado positivo de todo o processo realizado com parcerias, tendo a participação de professores da própria Universidade Regional do Cariri (Urca), além de contribuições importantes, a exemplo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, tendo à frente o Dr. Carlile Lavor, entre outras instituições”, afirma o reitor, professor Francisco do O’ de Lima Júnior. Ele também destaca o trabalho de articulação realizado através do município do Crato, para que houvesse um fortalecimento nas negociações para a conquista.

O reitor recebeu o comunicado da aprovação do relatório da comissão juntamente com o vice-reitor, professor Carlos Kleber de Oliveira, da presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Ada Pimentel. “O conselho, a partir de agora, irá conduzir as tratativas oficiais, publicizando oficialmente a aprovação”.

As últimas avaliações foram realizadas pela comissão designada pelo conselho, formada com os Professores Jackson Sampaio (Uece), Bernardo Brito (UFCA) e Emile Sampaio Cordeiro (UFCA). O MedUrca foi aprovado por unanimidade, em fevereiro deste ano, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição, incluindo também o Curso de Turismo em Barbalha. A aprovação também aconteceu junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade. A decisão é histórica para a Região do Cariri e a Universidade, que amplia a instituição com os novos cursos.

Segundo o reitor da Urca, professor Lima Júnior, é importante destacar o caráter inovador do curso de Medicina, dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. Esse direcionado na proposta pedagógica, além dos componentes curriculares, que também foram apreciados, como um dos cursos que irá funcionar na formação voltada para a comunidade, conhecendo as endemias, o mapeamento epidemiológico, e depois o indivíduo, na promoção da saúde, para depois cuidar da doença.

Fortalecimento da atenção primária

O reitor destaca o amadurecimento institucional da Urca, em que se pode pensar em projetos de maior envergadura, contando com a capacidade de trabalho da comunidade acadêmica, no âmbito das formações, e a articulação com as outras instituições. “Os cursos já nascem dentro de uma centralidade do perfil da própria universidade, que é de promoção das necessidades comunitárias, a saúde e o turismo, a formação e a capacitação do pessoal. A Urca reforça sua capacidade de responder às grandes demandas da sociedade, chanceladas por ela, e dialogar com as políticas públicas”, afirma.

Para ele, esse é um desafio: pensar num curso arrojado, se apropriando das estruturas e das formações que a Urca possui. Foi integrado ao currículo da Medicina a expertise de pesquisas de programas especiais da Urca, voltados para os campos dr Enfermagem, Educação Física, Química Biológica e da própria Biologia, a Residência em Saúde Coletiva, Residência em Enfermagem e Obstetrícia, envolvendo todo um conjunto diversificado de pesquisa, dentro de uma construção colaborativa. “Neste momento comemoramos essa grande realização no Crato e região”, destaca.

Medicina

O Crato será sede do curso que se iniciará referenciado na formação voltada à atenção básica de saúde, com a construção de um centro médico de atendimento à população, em terreno ao lado do Seminário São José.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.