News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Trabalhou entre 1999 e 2013? Revisão do FGTS pode aumentar remuneração

Trabalhou entre 1999 e 2013? Revisão do FGTS pode aumentar remuneração

Foto: Reprodução/Diário do Nordeste

Tema pode atingir ao menos 60 milhões de pessoas que trabalharam alguma vez com carteira assinada nesse período; veja o que dizem especialistas.

Apesar de o julgamento que prevê a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ter sido novamente adiado, sem nova data definida, a medida segue no radar de milhares de brasileiros que desejam solicitar a correção nos rendimentos do fundo.

Isso porque a ação que se encontra na mesa da Corte solicita a alteração dos juros que, desde 1999, corrigem o FGTS. Historicamente, eles ficam abaixo da inflação, algo que implica basicamente em duas décadas de perdas no poder de compra do dinheiro guardado.

Estima-se que o tema possa atingir pelo menos 60 milhões de pessoas que trabalharam alguma vez com carteira assinada entre 1999 e 2013 e, que portanto, possuem ou já tiveram algum recurso do FGTS nesse período. A revisão pode custar ao cofres públicos mais de R$ 290 bilhões caso o STF decida que a diferença dos valores pagos abaixo da inflação devam ser retornados aos trabalhadores de direito.

Risco da revisão

Com base em outras decisões do STF, especialistas acreditam que a Casa opte por modular a decisão. Ou seja, criar uma limitação em relação ao tempo, permitindo que apenas ações abertas antes da data da decisão tenham direito à revisão retroativa.

A partir dessa previsão, milhares de pessoas começaram a abrir processos ou entrar com ações coletivas na Justiça antes de o tema ganhar um parecer definitivo do STF. Como a Corte adiou mais uma vez a tomada de decisão sobre o assunto, trabalhadores também ganharam mais tempo para decidir se vale a pena ou não entrar com a ação.

Porém, é importante frisar o alerta de advogados em relação ao pedido de reanálise dos rendimentos do FGTS. Isso porque ingressar com a ação não significa garantia de ganho da causa. Pelo contrário, em alguns caos, a decisão pode ser desfavorável ao requerente, que poderá arcar com altos custos do processo posteriormente.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.