News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Professor do Crato registra BO após ter vacina negada e secretária de Saúde explica critérios de vacinação

Professor do Crato registra BO após ter vacina negada e secretária de Saúde explica critérios de vacinação

Samuel Siebra, foi impedido de receber o imunizante por não apresentar a declaração (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Na última quarta-feira (02) o Crato iniciou a vacinação contra Covid-19 dos profissionais de educação. Entre os documentos solicitados para aplicação da 1ª dose da Aztrazeneca, estava a declaração de compromisso de retorno ao trabalho presencial. 

Um dos professores do Crato, Samuel Siebra, foi impedido de receber o imunizante por não apresentar a declaração. Em entrevista ao repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital, o professor falou sobre o Boletim de Ocorrência (BO) que registrou contra o município e o Estado.

“O artigo 196 da Constituição Federal é bem claro quando diz que é dever do Estado e direito do cidadão o acesso à saúde e os seus insumos de forma universal e igualitária. Não fui eu quem inventei”, explicou Samuel Siebra. “Essas vacinas foram adquiridas com os nossos impostos, então não se pode negar em hipótese nenhuma a imunização ou mesmo condicionar a imunização do professor a uma situação administrativa”, defendeu o professor.

“Isso é crime. […] Não se pode negar o direito a imunização”, declarou Samuel Siebra. De acordo com o professor, ele levou todos os documentos exigidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e lembrou que o Ceará foi o único estado brasileiro a exigir a declaração de compromisso de retorno ao trabalho presencial.

A secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, explicou que a exigência da declaração foi uma solicitação recomendada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público Federal. “O que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal têm dito nesses momentos de reuniões colegiadas (do CIB), o que justifica a antecipação do grupo prioritário considerando os critérios de maior exposição aos riscos de contágio da doença, seria esse retorno presencial”, declarou.

https://f5cariri.tumblr.com/post/652994149072683008/escute-o-que-a-secret%C3%A1ria-de-sa%C3%BAde-do-crato

Reportagem de Sarah Gomes/Agência Miséria

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.