Equipe de fiscalização é agredida durante ação para coibir fogueiras e festa de São João em Barbalha, no Ceará

Vidro do carro da equipe de fiscalização ficou danificado após ser atingido por pedra em Barbalha — Foto: Arquivo pessoal

Fiscalização também aconteceu em Juazeiro do Norte onde cerca de 150 abordagens foram realizadas e fogueiras apagadas com a ajuda de um carro pipa.

Uma equipe de agentes foi agredida na noite desta quarta-feira (23) durante uma fiscalização para coibir o acendimento de fogueiras e dispersar uma festa de São João que acontecia em Barbalha, no Ceará. Uma mulher atirou uma pedra contra o carro da equipe e foi levada para a delegacia onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Barbalha e Juazeiro do Norte proibiram fogueiras durante o período junino.

A Procuradoria Geral de Juazeiro do Norte emitiu decreto proibindo comercializar, fazer ou acender fogueiras em locais públicos e privados. A medida foi publicada em Diário Oficial, desta terça-feira (22) e permanecerá em vigor durante todo o período do decreto que trata de medidas sanitárias e preventivas contra a Covid-19.

Durante fiscalização da Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Departamento de Trânsito, agentes chegaram ao distrito onde ocorria a festa. Um coordenador da Vigilância Sanitária conversou com os participantes e tentou explicar porque a festa precisava acabar e a fogueira ser apagada.

Logo após, ele retornou ao carro para buscar um bloco de papel e anotar os dados das pessoas que seriam conduzidas para a delegacia. Neste momento, uma pedra foi arremessada contra o veículo e todas as pessoas acabaram levadas para a delegacia.

Durante a fiscalização na cidade de Juazeiro do Norte foram realizadas pelo menos 150 abordagens e muitas fogueiras foram apagadas com a ajuda de um caminhão pipa que acompanha os agentes. Na Ladeira do Horto do Padre Cicero, local onde a tradição é muito frequente, houve descumprimento do decreto e muitos moradores acenderam velas no local.

O trabalho de fiscalização envolve Guarda Civil Metropolitana, Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro, Polícia Militar e demais órgãos competentes.

O trabalho de fiscalização em Juazeiro do Norte envolve Guarda Civil Metropolitana, Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro, Polícia Militar e demais órgãos competentes. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Feira de fogos no formato drive-thru

Começou nesta terça-feira, a tradicional feira de fogos de artifício para o período junino. As atividades serão realizadas em formato drive-thru, evitando, assim, que aglomerações. A feira acontece no Parque Ecológico das Timbaúbas, de 10h às 17h30.

A decisão foi tomada em conjunto entre Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Ministério Público do Ceará (MPCE) e representantes da associação dos feirantes. O objetivo é garantir segurança sanitária dos consumidores e comerciantes.

Barbalha e Crato

Já no município de Barbalha, a prefeitura também proibiu a comercialização dos fogos de artifício como também acender as fogueiras. Segundo o órgão, uma operação que reúne o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Autarquia do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária iniciam às 16h, desta quarta-feira, uma fiscalização para coibir as fogueiras como também o uso dos fogos de artifício pela população. A fiscalização vai até o próximo dia 30 de junho.

No Crato, a prefeitura recomenda à população a não organizar fogueiras e soltar fogos de artifício. A prefeitura informou que na tarde desta quarta-feira haverá um trabalho de conscientização sobre a recomendação para a população.

Juazeiro do Norte e Barbalha proibiram fogueiras durante o período junino. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Por G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !