News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Sem chuvas há uma semana, Cariri já atingiu média da quadra chuvosa

Sem chuvas há uma semana, Cariri já atingiu média da quadra chuvosa

Cariri alcança média de chuvas durante a quadra chuvosa de 2021 (Foto: FABIO LIMA)

Macrorregião do Cariri está 1,1% acima da média histórica do período. De fevereiro a abril, chuvas no Ceará ficaram 13,8% abaixo do normal para o período.

Na reta final da quadra chuvosa do Ceará, a macrorregião do Cariri não tem registrado chuvas em seus municípios. As últimas precipitações na região ocorreram no sábado, 22 de maio, quando a média de chuvas foi de 0,2 milímetros e a máxima chegou a 3 milímetros, segundo o relatório diário fornecido pela Fundação Cearense de Meteorologia a Recursos Hídricos (Funceme).

Mesmo diante do cenário adverso dos últimos dias, o levantamento da Funceme aponta que o Cariri já alcançou a quantidade de chuvas esperadas para o período da quadra chuvosa no Estado. Com 623,3 milímetros observados durante os meses de fevereiro a maio de 2021, a região atingiu a normal climatológica, que é de 616,6 milímetros durante os quatro meses, e está com um desvio positivo de 1,1%.

Na última sexta-feira, 28, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH-CE) declarou que boa parte do abastecimento do Cariri vem de água subterrânea, e a falta de chuvas não deveria prejudicar a macrorregião.

Em um comparativo com as outras sete macrorregiões do Estado (Ibiapaba, Jaguaribana, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Sertão Central/Inhamuns), o Cariri é a única a atingir a quantidade de precipitações esperadas entre fevereiro e maio, até este domingo, 30.

O Litoral do Pecém foi a macrorregião que apresentou o pior cenário durante a quadra chuvosa cearense, em 2021. Com apenas 488,8 milímetros observados, a região ficou 27,7% abaixo da média de chuvas do período. Faltando apenas um dia para o fim da quadra de chuvas no Estado, o Ceará ainda está 11,2% abaixo do esperado: até o momento, 533,7 milímetros foram registrados, quando o normal seriam 600,7 milímetros. Entre os dias 25 e 27 de maio, não houve nenhum registro de chuva no Estado.

Ainda em janeiro, a Funceme alertou que o Ceará possuía 50% de chance de chuvas abaixo da média de fevereiro a abril. O cenário se confirmou após o fim dos três primeiros meses da quadra chuvosa, porque as chuvas no Estado ficaram 13,8% abaixo da normal climatológica do período.

Por GABRIEL BORGES/O POVO ONLINE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.