News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Operação cumpre mandados de prisão contra policiais suspeitos de auxiliar facção criminosa no Ceará

Operação cumpre mandados de prisão contra policiais suspeitos de auxiliar facção criminosa no Ceará

O esquema criminoso contava com a participação de policiais militares, segundo as investigações. — Foto: MPCE/Divulgação

Grupo é apontado pela prática de crimes como homicídios, corrupção ativa, lesões corporais, ameaças, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas.

O Ministério Público do Ceará cumpre, nesta quinta-feira (27), 26 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, sendo 21 contra integrantes de organizações criminosas (oito já estão presos) e cinco contra policiais militares do Ceará em Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana.

Conforme o Ministério Público, os policiais "se ocupavam em retirar qualquer obstáculo ao funcionamento das atividades ilícitas" cometidas pelos grupos criminosos, "sempre em troca de vantagem financeira".

A terceira fase da Operação Gênesis investiga organização criminosa formada por integrantes de facções e policiais militares.

De acordo com as investigações, uma facção criminosa de atuação nacional, com chefes no Ceará, uniu-se a outras organizações criminosas de menor porte, todas com atuação no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e adjacências, com objetivo de expandir o tráfico de drogas. O grupo também é apontado pela prática de outros crimes, como homicídios, corrupção ativa, lesões corporais, ameaças, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

O esquema criminoso contava com a participação de policiais militares, cuja atuação ou omissão dava sustentação aos crimes.

O MPCE contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SAP).

Fases da operação Gênesis

Na primeira fase da Operação Gênesis, em setembro de 2020, foram cumpridos 17 mandados de prisão e de busca e apreensão em Fortaleza e em Maracanaú. Do total de alvos, 9 eram policiais militares da ativa, três eram policiais civis da ativa e cinco eram civis (sendo quatro homens suspeitos de atuarem como traficantes e um policial civil aposentado, apontado como o líder da organização criminosa).

Na segunda fase da Operação, deflagrada em outubro de 2020, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Caucaia. Entre os alvos estavam três policiais militares e três policiais civis da ativa, nove suspeitos de tráfico de drogas e um ex-policial militar.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.