News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Chuva de meteoros poderá ser vista no Ceará na madrugada desta quinta; saiba como observar

Chuva de meteoros poderá ser vista no Ceará na madrugada desta quinta; saiba como observar

A chuva de meteoros é resultado dos rastros deixados pelo cometa Halley quando passou pela Terra há 35 anos. — Foto: Arquivo pessoal/Nivardo Melo

Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas acontece a partir das 2h da manhã e segue até os momentos que antecedem o nascer do sol.

Uma chuva de meteoros poderá ser vista no céu do Ceará a partir das 2 horas da madrugada desta quinta-feira (6) até as primeiras horas que antecedem o nascer do sol. Chamada de Eta Aquáridas, a chuva é formada de resquícios do cometa Halley deixados durante sua passagem pela Terra há 35 anos.

Segundo o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente Romário Fernandes, a chuva ocorre quando a gravidade da Terra atrai detritos do cometa Halley que acabam se desintegrando na atmosfera e originando os “riscos luminosos” conhecidos como meteoros.

"A travessia da Terra pelo rastro de detritos deixado pelo Halley já dura vários dias. Contudo anualmente o momento específico em que você consegue ver uma maior quantidade de meteoros por hora é agora na madrugada de quarta para quinta, quando ocorre o pico da chuva, momento em que a Terra está passando por um trecho desse rastro do cometa densamente povoado, fazendo com que seja possível ver algo em torno de 30 a 40 meteoros por hora em boas condições de visibilidade", explica.

Visíveis a olho nu

Romário Fernandes ressalta que a observação da chuva de meteoros pode ser feita a olho nu, sem necessidade de equipamentos como binóculo ou telescópio. Além disso, a observação pode ser vista em qualquer ponto do Ceará, contanto que seja longe de centros urbanos como Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

"É preciso que o observador esteja de preferência em pontos afastados das luzes da cidade, prédios, árvores ou montanhas, pois quanto mais escuro o céu, melhor. Se possível, a pessoa pode até ficar deitada em uma cadeira reclinável para não cansar ou evitar dores na região do pescoço", conclui.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.