Ceará tem redução na média diária de óbitos há quase dois meses, diz boletim

Leito de UTI no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) — Foto: HGF/Divulgação

O documento da Secretaria de Saúde aponta a diminuição desde a Semana Epidemiológica 13, que aconteceu entre fim de março e começo de abril.

O Ceará fechou mais uma semana epidemiológica apresentando redução na média diária de óbitos por Covid-19. É a sétima seguida com queda, desde a semana 13, que aconteceu entre 28 de março e 3 de abril. Os dados foram apresentados no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (28).

A média de mortes por dia da semana 20 — entre 16 e 22 de maio — ficou em 45,9. Este é o menor número do ano desde fevereiro de 2021. Na semana 13, o estado tinha 133 óbitos diários causados por coronavírus, e foi diminuindo de maneira consecutiva, a cada semana epidemiológica.

Já a média móvel de óbitos — que considera os dados a cada sete dias — também apresenta reduções semanais consecutivas. Essa estatística, no Ceará, diminui desde a semana 15 — entre 11 e 17 de abril — quando estava em 880. Na última semana contabilizada (semana 20), o estado registrou 508,8.

O Ceará tem, desde o começo da pandemia, 20.323 mortes causadas por Covid-19, até esta sexta, de acordo com o IntegraSUS, plataforma da Sesa. Nas últimas 24 horas, foi confirmado um óbito pela doença; e há ainda 738 óbitos suspeitos.

Ocupação dos leitos no estado

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Sesa, cujos números foram coletados às 8h30 desta sexta-feira (28).

Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, 7 foram atualizadas. Duas delas têm 90% ou mais dos leitos ocupados.

Nesta terça, os dados do IntegraSUS mostram que a cidade de Fortaleza está com 88% dos leitos de UTI ocupados, e 86% das vagas em enfermarias específicas. Esses números são de unidades abertas pela administração pública.

Nome do hospital
Hospital Geral Dr. César Cals52% 81
Hospital Geral de Fortaleza90%
Hospital Dr. Waldemar Alcântara89%
Hospital Infantil Albert SabinNão atualizado
Hospital José Martiniano de AlencarNão atualizado
Hospital Leonardo da VinciNão atualizado
Hospital da Mulher72%
Hospital de Messejana87%
Hospital Universitário Walter Cantídio100%
Hospital São José97%
Instituto Dr. José Frota87%
Maternidade Escola Assis ChateaubriandNão atualizado
Total88%
Fonte: IntegraSUS / Sesa

O Hospital Leonardo da Vinci, referência no tratamento da Covid-19 do Ceará, está com 10 leitos de UTI disponíveis, mesmo após a expansão realizada durante a segunda onda.

Nome do hospital
Hospital Geral Dr. César Cals64%
Hospital Geral de Fortaleza89%
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara88%
Hospital José Martiniano de AlencarNão atualizado
Hospital Infantil Albert Sabin95%
Hospital Leonardo da Vinci82%
Hospital de Messejana95%
Hospital da Mulher85%
Hospital Universitário Walter Cantídio56%
Hospital São JoséNão atualizado
Instituto Dr. José Frota80%
Maternidade Escola Assis ChateaubriandNão atualizado
Total86%
Fonte: IntegraSUS / Sesa

Se considerados os hospitais particulares e as entidades sem fins lucrativos, Fortaleza tem ocupação de 85% nos leitos de UTI e de 84% nos de enfermaria.

Por G1 CE

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !