Câmara do Crato concede título de cidadania ao Tenente Régis Leite, do BPRAIO

Foto: Wesley Júnior

A Câmara de Vereadores do Crato aprovou, por unanimidade, o decreto legislativo que concede título de cidadania cratense ao Tenente do Raio Francisco Régis Leite Freires, de 32 anos. Há mais de quatro anos, o militar atua no combate à criminalidade no , 2 pel/1cia/5BPRAIO localizada no Crato.

Natural de Aurora, Tenente Régis é bacharel em direito e está na carreira militar desde 2016.

Biografia

Francisco Régis Leite Freires, 1° Tenente Régis, nasceu em 28 de dezembro de 1988 no hospital Inês André assa, interior do Estado do Ceará na cidade de Aurora. Filho do comerciante Joacy Freire dos Santos e da professora Iraneide Maria Leite Gonçalves

Freire.

Com 3 anos de idade iniciou sua educação básica no Colégio Paroquial Menino Deus, em 20 de janeiro de 1993, aonde estudou até o sétimo ano letivo, com 13 anos passará a estudar no Colégio Nossa Senhora de Lurdes, na Cidade de Cajazeiras Estado da Paraíba, concluindo o terceiro ano do ensino médio em2006, com 17 anos, com intuito de prestar

Vestibular para o curso de Direito.

Em janeiro de 2007, obteve aprovação no curso de Direito, na URCA- Universidade Regional do Cariri, na cidade de Iguatu – Ceará, onde morou durante todo o período da faculdade. Ainda na faculdade, prestou vários concurso de nível médio, entre eles já prevendo seguir carreira militar, no ano de 2016, o concurso para o cargo de soldado da Policia Militar do Estado do Ceará, obtendo aprovação, mas não assumiu o cargo, pois tinha o intuito de concluir a faculdade e prestar concurso para cargos de nível superior e entre esses cargos o de oficial na carreira militar.

No ano de 2012, conclui o curso de Direito e em setembro do no mesmo ano foi aprovado no exame da OAB, iniciando sua carreira jurídica como advogado na cidade de Aurora/CE. Sempre com um intuito de se aprimorar e visando aprovações em concursos públicos, foi morar, trabalhar e estudar em janeiro de 2013 na cidade de Juazeiro do Norte/CE, exercendo a função de assessor jurídico da prefeitura municipal daquela urbe.

Durante o ano de 2014 obteve aprovações em alguns concurso públicos de nível superior, entre eles: Polícia Civil do Piauí, CFOPI (Curso de Formação de Oficiais do Estado do Piauí) e CFOCE (Curso de Formação de Oficiais do Estado do Ceará), sendo esse último

Sua escolha, iniciando assim sua carreira militar.

Em outubro de 2014, ingressou na AESP (Academia Estadual de Segurança Pública), localizada na cidade de Fortaleza/CE, onde passou quase 2 anos de sua vida, com treinamento e toda preparação para sua formação profissional. Ao termino do ciclo de treinamento e depois de diversas provas e testes físicos, se destacou e terminou em 2° lugar na classificação geral entre os 180 novos Tenentes que ali foram formados, sendo homenageado pelo atual Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

No dia 05 de julho de 2016, assumiu o cargo de 1° Tenente da Polícia Militar do Estado do Ceará, divisor de águas em sua vida, sendo lotado na 1° companhia do 2° Batalhão de Policia Militar sediada na cidade de Juazeiro do Norte/CE, e com apenas 3 meses de atuação nessa unidade, foi nomeado subcomandante da a 4° Companhia da Policia Ambiental, deste mesmo município.

Diante do bom trabalho realizado com tão pouco de tempo de serviço na região do cariri, realizando um sonho de academia, em outubro de 2016, foi convidado pelo Coronel Márcio comandante do BPRAIO (Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) para integrar no RAIO, passando por treinamento com motocicletas durante o período de2 meses na cidade de Tauá/CE, obtendo êxito no treinamento.

Logo após o treinamento para ingressar no RAIO, casou-se com Renata Maria da Silva Leite, Assistente Social, sua companheira que também é natural de Aurora/CE, Distrito

de Ingazeiras, após um longo relacionamento de 10 anos, na qual a mesma acompanhou e

Apoiou em todas as dificuldades passadas ao logo de sua vida.

No dia 16 de janeiro de 2017, foi transferido para a 3 (RAIO Cariri), assumindo a função de subcomandante daquela unidade. Ano esse muito especial em sua vida profissional, pois sua unidade obteve os maiores índices de apreensões de armas de fogo e prisões no Estado do Ceará, com o total de 150 armas de fogo retiradas de circulação. Em 20 de novembro de 2017, chegou ao auge de sua ascensão profissional, pois nessa data foi nomeado comandante do RAIO Juazeiro, algo que nem nos melhores sonhos com tão pouco tempo de serviço poderia imaginar.

Em novembro de 2019, surgiu mais um desafio em sua carreira profissional, comandar a base do RAIO Crato, com o objetivo de reduzir os índices de crimes naquela cidade, bem como dar uma maior segurança a todos daquele município, função essa que está exercendo até os dias de hoje.

Diante de todas essas ascensões e promoções em sua carreira, não mudou sua postura, continuando seu trabalho com dedicação e amor a causa, e encarando o desafio de comandar a tropa mais bem conceituada e elogiada pela sociedade cearense.

Ser policial requer, antes de qualquer coisa, amor pela profissão, acima de tudo, tendo que enfrentar a incerteza que as ruas os trazem, sem saber se vai voltar para casa no final de cada plantão.

Hoje, seu maior desafio profissional é manter a redução dos índices de criminalidade no Estado do Ceará, em especial na cidade do Crato, motivando e incentivando diariamente seus comandados para que os mesmo possam prestar um serviço de plena qualidade aos cidadãos cratenses.

Fonte: Agência News Cariri

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !