News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Sobral, Icapuí e Juazeiro do Norte vacinaram 494 profissionais de segurança no Ceará

Sobral, Icapuí e Juazeiro do Norte vacinaram 494 profissionais de segurança no Ceará

Policiais começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Sobral, no Ceará. — Foto: Reprodução

Os três municípios são os únicos do Ceará a declarar a imunização desta categoria até o momento.

Três municípios cearenses iniciaram a vacinação de Trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Conforme o balanço estadual, foram imunizados com a primeira dose 494 profissionais dessa área até o momento — incluída na primeira fase da vacinação no Ceará.

Icapuí e Juazeiro do Norte constam nas estatísticas a partir desta terça-feira (6), e Sobral começou no último dia 3 de abril.

O G1 procurou as prefeituras de Icapuí e Juazeiro do Norte para saber mais detalhes do início da vacinação nesses profissionais, contudo, não obteve resposta até a publicação desta matéria.

A possibilidade de vacinar essa categoria ocorre em um momento que diversos municípios têm cumprido a meta da primeira fase com idosos, profissionais da saúde e indígenas.

Veja a quantidade de agentes de segurança que receberam a primeira dose:

  • Icapuí: 14
  • Juazeiro do Norte: 31
  • Sobral: 449

O Vacinômetro da Sesa não detalha qual fabricante da dose aplicada, mas no Ceará são utilizadas vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca.

Início em Sobral

Sobral foi o primeiro município cearense que começou o processo de vacinação contra a Covid-19 tendo como público os profissionais da segurança pública (policiais militares, civis e guardas municipais). A imunização de profissionais da segurança foi iniciada no município na última quinta-feira (1º).

Até esta terça, a cidade era a única do estado com aplicação neste público, o qual foi inserido pelo Ministério da Saúde como prioritário, após pressão de governadores, no último dia 31 de março. A decisão do Ministério foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que cabia à Pasta analisar o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) que solicitava a antecipação da vacinação de agentes da segurança.

Sobral é considerada cidade-polo na Região Norte do Ceará e a terceira mais afetada pelo coronavírus. Até esta terça-feira (6), haviam sido confirmados 18.679 casos de Covid-19 no município, dos quais 481 tiveram quadro clínico piorado e acabaram falecendo.

A Secretaria Municipal da Saúde de Sobral afirmou que a vacinação foi para profissionais da segurança pública que estão atuando na linha de frente da Covid-19, como nas barreiras sanitárias, na fiscalização, no trânsito e nos distritos. A Prefeitura não divulgou qual a meta de imunização a ser atingida neste público.

"Seguimos a decisão do Ministério da Saúde, anunciada pelo governador do estado na última quarta-feira (31), que confirmou a antecipação da imunização de profissionais da segurança", informou por meio de assessoria de imprensa.

De acordo com o poder municipal, a vacinação dos agentes só foi possível ser iniciada em função de uma nova remessa de imunobiológicos recebida na sexta-feira (2), com mais de 6 mil doses.

O G1 solicitou informações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a fim de saber se outros municípios haviam iniciado a aplicação de doses em profissionais da segurança que atuam na linha de frente, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

image host

Por Cadu Freitas e Samuel Pinusa, G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.