News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Programa Água Doce vira aliado no combate ao Coronavírus em Umari

Programa Água Doce vira aliado no combate ao Coronavírus em Umari

Foto: Marina Filgueiras - SRH

Diante da atual situação de pandemia, o acesso à água potável ganhou mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus e o Programa Água Doce, executado no Ceará pela Secretaria dos Recursos Hídricos, é um grande aliado de 252 comunidades do interior do Estado

O sistema de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) instalado na comunidade Sítio Alegre, no município de Umari na região Centro Sul, tem sido um grande aliado no combate ao novo coronavírus. Os moradores, que possuem grande oferta de água tratada no sistema, resolveram ajudar comunidades vizinhas e até mesmo a sede do município, que tem precariedade de água potável, distribuindo garrafões de água oriundas da dessalinização do PAD.

A operadora do sistema de Sítio Alegre, Manuzia Lopes, explica que a ação se iniciou para ajudar apenas as comunidades vizinhas no combate ao novo vírus e hoje o sistema já ajuda a levar água potável para mais de 800 famílias do município. “A nossa comunidade fica distante da sede mas no momento toda ação é bem-vinda para ajudar o próximo. Então montamos uma equipe para distribuir a água potável do sistema para as famílias do entorno e também da sede de Umari”.

“Para mim e para todos da comunidade que tanto se beneficia com o Projeto Água Doce é muito gratificante poder ajudar as outras comunidades, pois estamos levando não só água mas principalmente saúde”, comemora a operadora.

Foto: Marina Filgueiras - SRH
PAD

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano através da implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de água.

Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.