De gel capilar a combustível: Pefoce encontra substâncias tóxicas em 17 casos de adulteração de álcool em gel; saiba como se proteger

Por G1 CEPefoce segue identificando substâncias ineficazes contra o vírus e tóxicas à saúde — Foto: Divulgação/Pefoce

Nas investigações, os peritos encontraram substâncias ineficazes contra o novo coronavírus, como gel capilar que estava sendo comercializado como álcool em gel, e substâncias nocivas à saúde

Peritos do Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), encontraram substâncias tóxicas em unidades de álcool relativas a 17 investigações de adulteração. Na concentração de 70% de etanol, o álcool em gel possui a capacidade de inativar o novo coronavírus. No entanto, a avaliação de amostras pela Pefoce aponta fraudes.

Nas investigações, os peritos encontraram substâncias ineficazes contra o novo coronavírus, como gel capilar que estava sendo comercializado como álcool em gel, e substâncias nocivas à saúde, como os hidrocarbonetos, produtos altamente tóxicos derivados do petróleo, metanol e clorofórmio, um composto clorado tóxico

O perito criminal e doutor em química, Túlio Oliveira, explica como a população deve fazer para se proteger contra fraudes em unidades de álcool em gel. Ele explica, ainda, que determinados produtos encontrados nas amostras investigadas pela Pefoce, podem até mesmo levar a morte.

"A Pefoce tem recebido essas amostras e tem se encontrado diversas substâncias alarmantes que nunca deveriam ser encontradas. Por exemplo, álcool oriundo de posto de combustível, que tem uma toxicidade muito imensa, e isso pode trazer, desde uma dermatite, a levar a morte, dependendo da concentração", afirma.

Para se proteger, segundo o perito criminal, a população deve comprar o produto em locais seguros, como supermercados e farmácias.

"Começa desde onde você vai comprar. O local de procedência. Você não vai comprar algo caseiro, você não vai fazer isso em fundo de quintal. Você deve comprar em supermercados, farmácias, por exemplo, e até observar o rótulo", indica.

Por G1 CE

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !