Com apoio da Urca/Geopark Araripe, Cariri terá Ateliês Caseiros integrados em novo roteiro turístico

Foto: Ascom Urca

Barbalha, na região do Cariri, terá os primeiros Ateliês Sustentáveis que serão construídos na casa dos próprios artesãos, gerando emprego e renda às comunidades do território Unesco do Geopark Araripe. No espaço, eles podem ofertar oficinas a turistas, vender artigos locais (geoprodutos), hortaliças e óleos essenciais. Os locais serão integrados no Roteiro de Base Comunitária, que será implantando ainda este ano, reforçado com a inauguração do Teleférico de Barbalha.

A iniciativa foi da Associação dos Moradores do Distrito do Caldas em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca) /Geopark Araripe (GA) e Instituto de Tecnologia (ITEC/Urca). No último sábado (17), foi realizada uma reunião com o Presidente da Associação, Ricardo Mariano, com a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável e Geoturismo do GA, Francisca Jeanne Sidrim, e com o Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/Urca), Renato de Oliveira Fernandes, que representou o ITEC/Urca. O objetivo foi dar início à ação que visa fomentar o desenvolvimento sustentável regional por meio da criação dos ateliês.

Inicialmente, serão construídos três ateliês, dos artesãos Maria Simone Cruz Simião, da Comunidade do Caldas, e Francisca Pinheiro (Dilma), do Distrito de Arajara, e Cícero Cristiano de Oliveira, do Sítio Boa Esperança.

Os recursos para a construção dos espaços serão capitaneados junto aos empresários da região. Na ocasião foram tiradas as medidas dos espaços destinados aos ateliês e realizadas tratativas com os artesãos. Outras associações do entorno, como a Associação dos Moradores da Rua Nova também serão inseridos no projeto.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

buttons=(Accept !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !