News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará recebe cilindros de oxigênio de outros estados após explosão em fábrica

Ceará recebe cilindros de oxigênio de outros estados após explosão em fábrica

Unidade onde houve explosão era responsável pelo enchimento de cilindros. — Foto: Kid Júnior/SVM

White Martins e o Governo do Ceará já garantiram que não teria problema no abastecimento da rede pública de saúde aos pacientes de Covid-19. Uma das unidades da produtora de oxigênio explodiu neste sábado, em Fortaleza.

O Ceará está recebendo cilindros de oxigênio vindos de outros estados após a explosão ocorrida neste sábado (24) nas dependências da empresa White Martins, que fornece o elemento em forma gasosa para unidades hospitalares de Fortaleza e diversas cidades cearenses. O acidente deixou seis pessoas feridas e causou prejuízos a moradores do entorno, que tiveram janelas e portas danificadas.

Em nota, a empresa diz que está "intensificando a substituição de estocagem de oxigênio na forma gasosa pela forma líquida nos estabelecimentos assistenciais de saúde". A White Martins e o Governo do Ceará garantiram, neste sábado, que a explosão não impactaria no abastecimento do gás, utilizado no tratamento de pacientes com problemas respiratórios em decorrência da Covid-19 e internados nas unidades hospitalares.

Segundo a empresa, as instalações afetadas pelo sinistro não são responsáveis pela produção de oxigênio, apenas pelo enchimento dos cilindros. "A produção de oxigênio líquido no estado não foi comprometida", afirma a organização.

De acordo com a White Martins, as causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades estaduais e por uma empresa contratada a fim de "realizar uma perícia detalhada do caso". A ideia é que sejam feitas avaliações das condições de infraestrutura da unidade com a intenção de as operações serem "retomadas com segurança o mais breve possível".

Ressarcimento a moradores

Residências do bairro foram danificadas com explosão. — Foto: Kid Júnior/SVM

Em nota, a empresa informou que iniciou os contatos com vizinhos da fábrica, que fica no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, e tiveram suas residências atingidas por causa da explosão. O acidente danificou janelas e portas de casas da região, cujo barulho foi ouvido em diversos bairros da cidade.

'Tinha me quebrado se eu estivesse dormindo aqui', diz morador de casa onde teto caiu após explosão

Com isso, a White Martins garantiu que as tratativas com os vizinhos da unidade são para ressarci-los dos prejuízos causados. Conforme e organização, um casal de moradores foi encaminhado a um hotel com hospedagem temporária providenciada. Foi aberto um canal na central de relacionamento para solicitações dos moradores, o número é o 0800 709 9000.

A empresa ainda informou que duas pessoas que estavam presentes na fábrica durante a explosão continuam hospitalizadas e com quadros de saúde estáveis.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.