News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Plano de retomada da economia no Ceará prevê liberação de setores do comércio já na primeira de quatro fases

Plano de retomada da economia no Ceará prevê liberação de setores do comércio já na primeira de quatro fases

Centro de Fortaleza permaneceu com as portas de lojas fechadas durante o período de isolamento social. — Foto: José Leomar/Sistema Verdes Mares
O governador Camilo Santana anunciou as mudanças na tarde desta quinta-feira (28), em suas redes sociais. São previstas quatro fases, além de uma de transição.

O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nesta quinta-feira (28) os detalhes do plano de retomada das atividades econômicas do estado em recuperação aos efeitos da epidemia do novo conoravírus (SARS-CoV-2). A partir do dia 1º de junho até o dia 7, haverá uma fase de transição, seguida por outras quatro, cada uma com 14 dias, com a divisão das atividades liberadas para retomarem por grupos. Já na primeira fase, setores do comércio já poderão funcionar. Escolas estão na última fase.

Também na primeira fase serão permitidas a atuação da indústria química, 30% da cadeia da construção civil em obras com até 100 operários; lojas de construção civil; cadeia da saúde (óticas, escritórios, clínicas de dentistas); e cuidados pessoais, como cabeleireiros e barbeiros. Confira a lista completa na tabela:
Setores que voltarão a funcionar no período de transição
Setor econômicoTaxa de trabalho presencial
Indústria química e correlatos (indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel)30%
Artigos de couro e calçados (fabricação de calçados e produtos de couro)20%
Indústria metalmecânica e afins (fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, tornearia, usinagem e solda)30%
Saneamento e reciclagem (recuperação de materiais)30%
Energia (construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores)20%
Cadeia da construção civil (construção de edifícios com até 100 operários obra, cadeia produtiva com 30%)30%
Têxteis e roupas (indústria têxtil, confecções e de redes)20%
Comunicação, publicidade e editoração (impressão de livros, material publicitário, e serviços de acabamento gráfico)30%
Indústria e serviços de apoio (indústria de artigos de escritório e manutenção industrial, cabeleireiros, manicures e barbearias)30%
Artigos do lar (fabricação de eletrodomésticos e artigos domésticos)30%
Agropecuária (obras de irrigação)30%
Móveis e madeira (fabricação de móveis e produtos de madeira)20%
Tecnologia da informação (fabricação de equipamentos de informática)30%
Logística e transporte (Metrofor, transporte rodoviário metropolitano na RMF e manutenção de bicicletas30%
Automotiva (indústria de veículos, de transporte e peças)20%
Cadeia da saúde (comércio médico e ortopédico, óticas, podologia e terapia ocupacional)100%
Esporte, cultura e lazer (treinos de atletas de esportes individuais, além dos clubes de futebol participantes da final do Campeonato Cearense)-
Fonte: Governo do Ceará
Todo o processo será avaliado e poderá sofrer mudanças, contudo. Segundo Camilo, o plano de retomada é comportamental, baseada em critério de risco sanitário e outro econômico e social. As fases serão especificadas por decretos.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do governador. Antes, no mesmo pronunciamento, o secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, mostrou gráficos que, segundo ele, demonstram a eficácia do isolamento social na redução do crescimento de casos e óbitos por Covid-19.
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom
Prorrogação do decreto de isolamento social
Nesta quinta-feira (28), o governador já havia adiantado que o decreto de isolamento social para todo o estado seria renovado mais uma vez.

"Deixo claro que prorrogarei o atual decreto de isolamento social do estado, tão importante no enfrentamento à Covid, mas com previsão de retomada gradual e responsável de algumas atividades em algumas regiões", publicou Camilo em redes sociais na noite desta quarta-feira (27).

Camilo afirmou ainda que as decisões tomadas pelo governo levam em consideração estudos e avaliações feitas pela equipe técnica de profissionais da saúde que analisam a situação da pandemia no Ceará.

Reafirmo que todas as medidas são respaldadas por estudos e avaliações de nossa equipe de profissionais de saúde, que continuará acompanhando, dia a dia, a evolução dos números, e nos orientando em todas as tomadas de decisão. Vidas em primeiro lugar.

No último sábado (23), o governador declarou, em transmissão ao vivo, que planejava reabrir parte das atividades econômicas no Ceará a partir de 1º de junho. As fases e setores que serão priorizados no projeto ainda estariam sendo estudados.

Nesta terça-feira (26), o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Estado, Maia Júnior, chegou a antecipar o plano poderia ser divulgado ainda nesta quarta-feira. A versão final do plano teria sido apresentada aos representantes dos setores econômicos na noite de terça.

O secretário ainda destacou que, mesmo durante a pandemia cerca de 75% da economia cearense está operando normalmente, considerando o valor adicionado bruto dos negócios.

"Temos hoje 75% da economia e 60% dos empregos operando normalmente. E boa parte desses 75% são serviços essenciais. Estamos planejando agora para reabrir os 25% da economia e os 40% dos empregos que estão parados", afirmou Maia.
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom
Foto: Reprodução/Ascom
Números no Ceará
O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) chegou a 2.671 nesta quarta-feira (27) no Ceará. Os casos de infectados pela Covid-19 atingiu 37.275 pessoas até as 17h21, última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Fonte: G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.